quinta-feira, 8 de junho de 2017

Os benefícios da uva para a saúde


Quando falamos em propriedades nutricionais da uva, para muitos vem à mente a ideia do consumo de uma pequena taça de vinho. Entretanto, os efeitos positivos desse alimento estão associados não só ao vinho e ao suco de uva, mas também ao fruto in natura, seja a uva roxa ou verde/branca.

Tipos de uva

A uva verde e roxa são espécies distintas, e no processo de amadurecimento, sofrem alterações na coloração, quanto mais vívido o tom da uva, mais madura ela estará, com consistência mais amolecida e sabor adocicado.

Benefícios da uva

Não só pelo sabor a uva vem conquistando espaço, vários efeitos benéficos à saúde têm sido atribuídos aos compostos fenólicos presentes em sua composição, tais como:
  • Efeitos antioxidante
  • Ação anti-inflamatória
  • Antimicrobiana (inibe o desenvolvimento de micróbios)
  • Anticarcinogênica (atua na prevenção do câncer).
Atualmente, o bioativo resveratrol é o polifenol que atraiu mais atenção, pois estudos mostram uma relação inversa entre o consumo desse bioativo e surgimento de doenças cardiovasculares. Isso porque está associado a:
  • Melhora na dilatação dos vasos sanguíneos
  • Diminuição da oxidação do colesterol "ruim" (LDL)
  • Atuação no sistema regulatório da pressão arterial, auxiliando no controle da mesma, devido a maior vasodilatação das artérias.
Os polifenóis da uva também possuem efeitos antioxidantes e auxiliam:
A vitamina C, também presente na uva, contribui para:
  • Bom funcionamento do sistema de defesas imunológicas
  • Melhor absorção do ferro alimentar
O consumo de uvas frescas ou sucos da fruta integral também garantem a ingestão de vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio e potássio. No entanto, os sucos possuem menor quantidade de fibras devido ao processamento, além de conterem maior quantidade calórica por porção, por isso devem ser incluídos com equilíbrio na dieta. Por serem líquidos, não exigem o processo de mastigação, um dos responsáveis por promover maior saciedade, e isso pode aumentar a ingestão de calorias da refeição.

Como ingerir

A fruta in natura continua sendo a melhor forma de ingerir bons nutrientes, e no caso da uva é indicado o consumo da casca, já que nela e nas sementes estão concentrados a maior quantidade de polifenóis.

Escolha da uva

Uma dica importante na escolha da uva ou do suco é analisar a coloração, pois normalmente, uvas com baixos teores em pigmentos são também deficientes em açúcar e excessivamente ácidas, de modo que a cor é também um bom indicador da qualidade geral do produto.
Uvas cabem na dieta durante todo o ano, no entanto a época boa para aumentar o consumo é no seu período de boa safra, no verão, entre os meses de janeiro e março, época em que as uvas se encontram mais maduras, adocicadas, e costumam sofrer uma queda de preço devido a durabilidade mais baixa no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário