sexta-feira, 21 de abril de 2017

Como reconhecer de cara que uma noticia na internet é falsa


Desde o ano passado, o Facebook vem trabalhando em uma ferramenta capaz de identificar notícias falsas compartilhadas na rede social. O recurso já estava sendo testado em países da Europa, como Alemanha e França, e agora a empresa lançou um guia de como reconhecer essas informações não confiáveis.

A partir de agora , os usuários do Brasil e outros 13 países, incluindo Argentina, Colômbia e México, verão no topo do feed de notícias uma área informativa para ajudar as pessoas a identificar conteúdos falsos.

Ao clicar na ferramenta, será possível encontrar mais informações e recursos na Central de Ajuda do Facebook, com dicas sobre como identificar notícias falsas, por exemplo, checando a URL do site, investigando a fonte da informação ou procurando por outras notícias sobre um mesmo assunto.
Esse ainda não é o recurso oficial do Facebook que identifica as notícias falsas e que avisa o usuário de que a informação não é confiável, mas pode ser um sinal de que a empresa está se preparando para disponibilizar a ferramenta de verificação na América Latina.

Veja as 10 dicas que o Facebook lista para ajudar na hora de identificar notícias falsas:

Manchetes
Notícias falsas muitas vezes possuem manchetes atraentes e com pontos de exclamação.

URL
Verifique se a URL da notícia é realmente do site a que ela diz pertencer. Os sites falsos que imitam páginas verdadeiras fazem algumas alterações na URL que podem ser identificadas.

Fonte
Certifique-se de que a matéria foi escrita por uma fonte confiável ou com uma boa reputação.

Imagens
As notícias falsas contêm imagens ou vídeos que foram manipulados; às vezes, a foto pode ser autêntica, mas estar fora do contexto.

Formatação
Sites falsos costumam apresentar erros ortográficos e layouts desajeitados.

Datas
O histórico das notícias falsas pode conter cronogramas que não fazem sentido ou datas de eventos que foram alteradas.

Provas
Verifique as fontes do autor do texto para confirmar se elas são precisas. A falta de evidências ou o uso de especialistas não identificados pode indicar que a história é falsa.

Procure em outros lugares
Procure a notícia em outros sites, pois, se nenhuma outra fonte está relatando a história, pode ser que ela seja falsa.

Humor
Às vezes, é difícil distinguir uma notícia falsa de uma sátira, por isso, é importante conferir se o site é voltado para o humor.

Pensamento crítico
Analise criticamente tudo o que você lê e compartilhe somente aquilo que confiar ser verdadeiro. Use seu bom senso.

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário