quinta-feira, 16 de março de 2017

Por que existem canhotos


A maioria de nós escrevemos com a mão direita, somos destros, mas não é difícil encontrar aqueles que escrevem com a mão esquerda, os canhotos. Você já se pergunto por que isso acontece? será apenas uma questão de costume ou alguma diferença no cérebro?

De acordo com um estudo publicado na revista eLife, não tem nada a ver com nossos cérebros ou nosso desenvolvimento neurológico. O estudo revelou que a característica de ser destro ou canhoto é definida na formação biológica antes mesmo da pessoa nascer, uma diferença genética em uma parte da coluna vertebral, e não no cérebro.

Ate o momento se pensava que o que definia com que mão uma pessoa escreve eram os hemisférios do cérebro, dependendo de qual tinha mais atividade. No entanto o estudo mostro que antes mesmo do cérebro estar ligado a coluna vertebral, essa atividade já estava ocorrendo.

Essa atividade está centrada em partes da coluna responsáveis ​​por transmitir impulsos elétricos para as mãos, braços, pernas e pés, e essa assimetria define se uma pessoa escreve com a mão direita ou esquerda.

Além disso, a equipe também descobriu o que estava causando essa simetria. Essa característica não é definida por traços hereditários ou nada do gênero,  mas sim por fatores ambientais – influências que afetam o  bebê enquanto ele cresce no útero.

Embora não se saiba exatamente o que são esses fatores ambientais, sabemos que eles são capazes de influenciar como os genes se expressam, o que explica a assimetria da atividade do gene que atua na coluna vertebral.

Fonte: IFL Science.

Nenhum comentário:

Postar um comentário