quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Prolongue o efeito do desodorante


Quem não sua, que atire a primeira pedra. Não importa se o tempo está quente ou até frio, o desodorante é um item indispensável na vida de qualquer pessoa. Principalmente para quem sofre de bromidrose, problema que faz com que o suor tenha mau cheiro. "A causa é a atuação de bactérias presentes nestas regiões sobre o suor, provocando o odor característico, exalado por estas regiões do corpo após situações que provoquem a sudorese", explica a dermatologista Carolina Reato Marçon.
O problema é que em algumas épocas do ano, o desodorante pode nem sempre ter ação o tempo todo. E aí, o que fazer? Confira nossas dicas para prolongar o efeito do produto e evitar o mau odor.

Desodorante X Antitranspirante

Antes de tudo é preciso diferenciar: desodorante é uma coisa, antitranspirante é outra. O primeiro, como o nome já diz retira o odor, e é indicado para os casos de bromidrose.Já o segundo apenas evita a transpiração, retendo o suor nas glândulas sudoríparas. Isso faz com que seus princípios ativos sejam diferentes.

Use sabonete antisséptico
Mas não adianta usar apenas o desodorante e deixar ele lá, atuando sozinho, não é mesmo? Um grande aliado é o sabonete antisséptico, e vale apena investir em um desses para o banho nosso de cada dia, ainda mais se seu suor costuma ter um mau odor. "O ideal é lavar as axilas com sabonete antibacteriano para eliminar os micro-organismos causadores do mau cheiro, deixando a espuma atuar por alguns minutos, para matar os micro-organismos locais.

Enxugue muito bem
Depois de lavar muito bem, demore-se também para enxugar. "Seque bem a pele após o banho, de modo que não fique nenhuma umidade, que favorece a proliferação bacteriana e diminui a penetração dos desodorantes".Só de depois de suas axilas estarem bem secas que você pode investir em uma boa dose do seu desodorante escolhido.

Vista roupas leves e de algodão

Depois de tanto cuidado com a higiene, verifique também se suas roupas estão favorecendo nesse quesito também.Evite roupas que apertam as axilas e não fique também repetindo roupas já usadas, já que elas podem conter bactérias que causem a bromidrose.

Escolha o desodorante certo para você
Além de diferenciar o antitranspirante do desodorante, vale a pena tomar cuidados específicos. Veja as vantagens e desvantagens de cada tipo:

Roll-on Nunca deve ser compartilhado, pois sua aplicação é que mais acumula bactérias, por isso mesmo, só o use quando a pele estiver limpinha e passe um lenço umedecido antes de aplicar.

Aerossol ou spray Esse tipo não é indicado para peles sensíveis, pois contém álcool, que causa irritação. Sua maior vantagem é a absorção rápida, que evita manchas nas roupas, além de poder ser compartilhado com maior facilidade.

Cremes São os menos agressivos, "geralmente contêm ativos emolientes ou suavizantes que hidratam". Porém, são os que mais demoram para serem absorvidos pela pele, podendo manchar as roupas.

Duração 24 ou 48 horas Esses normalmente são os antitranspirantes, e quanto mais tempo eles prometerem durar, mais alumínio terão em sua fórmula. "No entanto, tem o inconveniente de causar irritação da pele, manchas e danos aos tecidos.

Com ou sem perfume? Quem tem pele sensível deve evitar produtos perfumados, já que os produtos que causam seu cheiro podem causar irritações. No geral, deve-se tomar cuidado, pois eles podem escurecer a pele da axila, entre outros problemas. "Os desodorantes com perfume podem alterar o pH da axila, além de proporcionar infecção de fungos e bactérias".

Faça a quantidade certa de reaplicações

Não adianta apenas passar o desodorante depois do banho e pronto. Muitas vezes, é preciso reaplicar o produto para ter um efeito melhor! "Cada caso é um caso e quem determina isso são os micro-organismos de cada pessoa: tem gente que nem precisa de desodorante, enquanto outros têm que reaplicar a cada quatro horas".

Higienize-se no meio do dia
Para quem sofre com o mau cheiro, vale a pena investir em uma  higienização no meio do dia. Para tanto, é preciso retirar o desodorante da manhã com água e sabão, lavar e secar muito bem a região e então reaplicar o produto.

Aproveite a noite para deixar as axilas arejarem
Ao fazer sua higienização de rotina nas axilas a noite, como ensinamos no tópico anterior, você pode deixar de passar o produto. "Isso porque a maioria das fórmulas conta com agentes que bloqueiam as glândulas sudoríparas, que mal trabalham enquanto o corpo repousa. Além disso, a pele vai permanecer com resíduos químicos até o dia seguinte, o que pode aumentar as chances de irritações e alergias".

Depilação: necessária ou não?

Muitas pessoas associam os pelos da axila ao mau cheiro, mas uma questão é independente da outra, afinal a depilação apenas facilita a higiene do local. "Se você decidir que não quer se depilar, basta usar sabonete e desodorante bactericida e higienizar a região mais vezes".

Veja se você não ficou imune!

Pode parecer estranho, mas muitas vezes ficamos imunes ao mesmo desodorante. Na verdade, quem fica mais resistente são as bactérias, aquelas mesmas que causam também o mau cheiro! Ou seja, depois de um tempo, se o produto não as elimina mais, o odor ruim volta a ser produzido. "Aconselha-se trocar o desodorante pelo menos a cada três meses, dessa forma, previne-se a resistência do organismo".

Fonte:http://www.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário