terça-feira, 22 de novembro de 2016

WhatsApp: entenda o significado dos símbolos e setas do aplicativo


O WhatsApp tem símbolos e setas – como check cinza, microfone verde e o duplo tique azul – que deixam o usuário mais informado sobre as funções do app e tornam o bate-papo ainda melhor. O significado desses ícones, no entanto, pode não ser tão óbvio. Por isso, confira a lista abaixo para entender o significado das setas e também o dos símbolos.

Vale destacar que até o significado do WhatsApp está “oculto”. A palavra é a junção do termo “What’s up?” ("O que está rolando?"), uma expressão bastante comum entre os americanos para se comunicar de maneira informal. “Up” foi substituído por App, que tem sonoridade semelhante, como abreviação de “application program” (aplicativo).

Significado dos símbolos e setas 
Um ícone que pode gerar dúvidas é o relógio exibido ao lado da mensagem enviada pelo usuário no chat do WhatsApp. Se aparecer esse símbolo para você, isso quer dizer que o mensageiro está tentando enviar a sua mensagem – seja ela texto, foto ou vídeo. Porém, o aplicativo não consegue encaminhá-la ao destinatário por diversos motivos: conexão lenta, internet não está conectada, smartphone no modo avião ou celular sem sinal. Como a mensagem ainda não chegou ao contato, é possível apagá-la e a pessoa não irá recebê-la quando a conexão ou o sinal forem estabelecidos.
Ao aparecer um check único cinza no bate-papo, significa que a mensagem foi enviada somente ao mensageiro – que exerce um papel de intermediador encaminhando a conversa até o seu amigo – e não chegou ao destinatário. Caso seja exibido um check duplo cinza, a sua mensagem foi entregue a pessoa, mas o conteúdo ainda não foi lido.

O polêmico check duplo azul indica que o bate-papo foi aberto e é bastante provável que a mensagem tenha sido visualizada pelo contato. Esse ícone também aparece quando todas as pessoas do grupo leram a sua mensagem.Já o símbolo de microfone cinza revela que o áudio foi enviado apenas ao app, seguindo a mesma cor do check único, e não ao contato. No entanto, caso apareça o microfone verde – visualizado apenas pelo próprio usuário – isso significa que você ainda não escutou a mensagem de voz que o seu amigo enviou. Já o microfone azul mostra ao seu destinatário que você ouviu o áudio dele.

No bate-papo do mensageiro, é possível destacar algumas mensagens importantes para depois encontrá-las de uma forma mais rápida e fácil. Basta tocar sobre o trecho e manter o dedo pressionado por alguns segundos para que apareçam diversas opções, como o símbolo de estrela. Ao escolher essa opção, uma estrela passa a ser exibida ao lado das mensagens preferidas.
O ícone de alto-falante cinza com um risco, exibido ao lado do nome do grupo, significa que o grupo foi silenciado pelo usuário. Com isso, a pessoa deixará de receber notificações e sons – durante oito horas, uma semana ou um ano –  toda vez que alguém mandar uma mensagem no grupo. Mesmo silenciado, você pode abrir o chat e visualizar as mensagens quando quiser.
As mensagens enviadas e recebidas no WhatsApp são criptografadas, ou seja, todo o conteúdo é protegido contra vazamento. O ícone que representa esse recurso é o cadeado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário