segunda-feira, 14 de novembro de 2016

IX Festival dos Inhamuns chega a Tauá


A tradicional festa das artes de rua chega a partir do dia 18 de novembro no município de Tauá (Região dos Inhamuns). É a nona edição do esperado Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua, que vai tomar conta do Parque da Cidade durante dois dias de programação com espetáculos gratuitos e livre para todos os públicos.

A novidade desta edição é que ela vem sendo pensada e realizada em parceria com outros dois festivais, o Festival Popular de Teatro de Fortaleza e Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará fizeram uma parceria articulando ações cooperadas potencializando as atividades e minimizando custos e otimizando os recursos cada vez mais escassos. 

No polo Tauá, a partir das 18h, o público vai conferir atrações locais com apresentação do Grupo de Capoeira Garra Cearense (Mestre Jaguar), o espetáculo “O Desejo de Catirina” do Grupo Cecit´Arte e “A Farsa de Romeu e Julieta” do Grupo Muc’Arte

As apresentações cearenses convidadas ficam por conta do Mágico Mister Van de Juazeiro do Norte e Orlângelo Leal do Grupo Dona Zefinha de Itapipoca com seu novo trabalho Autômato além do encantador Laguz Circo, uma dupla de artistas circenses de Fortaleza e Argentina. No cenário nacional, o Festival traz dois grupos do Sul do país: UEBA do Rio Grande do Sul com dois espetáculos “Zão e Zoraida” e ‘As aventuras do Fusca a Vela’ e o Cirquinho do Revirado de Santa Catarina com o espetáculo “Julia”.

De Tauá, o Festival segue para Arneiroz, sede da Arte Jucá que realiza o projeto para mais dois dias de programação (29 e 30 de novembro). As atrações ficam por conta dos melhores e mais experiente grupos de teatro de rua do Ceará. Três espetáculos recém-estreados como “Urubus” do Grupo Pavilhão da Magnólia, “O Auto do Rei Leal” fruto de um coletivo homônimo e Devorando Heróis.

Em Arneiroz ainda acontece a performance de “A Tragédia segundo os Pícaros” do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis. Aapresentação internacional ficará com o grupo Patos Mojados (ARG), que faz uma performance em parceira com o grupo cearense Dona Zefinha no espetáculo “Hijo de las Américas”.

O festival tem o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Ceará, através do Edital de Demanda Espontânea; uma realização da Associação dos Amigos da Arte, Ciência e Cultura de Arneiroz – ARTEJUCÁ e produção da Iluminura Produtora Cultural.


Grupos Participantes
Grupo Coletivo Rei Leal (Fortaleza/Ce); 
Dona Zefinha (CE); Patos Mojados (ARG); Grupo Muc’arte – (Arneiroz/Ce)
Grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza/Ce); Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis (Fortaleza/Ce); Capoeira Garra Cearense – Mestre Jaguar (Tauá/Ce); Grupo Cecit’Arte (Tauá/Ce); Grupo UEBA (RS); Mister Van (Juazeiro/Ce); Companhia de dança Anjos (Tauá/Ce); Orlângelo Leal (Itapipoca/Ce); Grupo Muc’Arte (Arneiroz/Ce); Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado (SC); Palhaços Xenhenhen e Pezão (Tauá/Ce e Laguz Circo (Itapipoca/Ce)

Sobre o Festival
O Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Artes de Rua é um importante encontro de artes cênicas realizado no Sertão dos Inhamuns, interior do Ceará. É o único em todo o estado cearense que trabalha com as múltiplas linguagens do Circo, Bonecos e Artes de Rua e um dos pioneiro no Brasil com esta linguagem da diversidade cultural, de caráter itinerante e integrando as regiões que têm pouco acesso ao teatro e às manifestações artísticas de outros países e estados brasileiros. 
Em 2016, o Festival chega a sua nona edição com a participação de companhias teatrais, artistas circenses, bonequeiros, pesquisadores, performances e amantes da arte pública de todo o País e do exterior transformando o Sertão dos Inhamuns em um grande palco de entretenimento, reflexão, formação e intercâmbio.

Serviço:
IX Festival dos Inhamuns Circo, Bonecos e Arte de Rua
Mostra Polos dia 18 e 19/11 em Tauá e 29 e 30/11 em Arneiroz
Gratuito

Informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário