quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Coisas que você conhece mas nem imagina para que servem


Existem coisas que a gente usa todos os dias e sente até uma certa intimidade com elas. Mas você já se perguntou para que realmente servem?

Para revelar alguns mistérios do cotidiano, fizemos uma lista com as reais utilidades de certos objetos que você conhece bem, ou nem tanto assim. Se liga!

Furinho ao lado da câmera do Iphone

O site LifeBuzz diz que o misterioso furo ao lado da câmera traseira dos celulares da Apple é um outro microfone. Ele ajuda o aparelho a reconhecer a fonte de som de diversos ângulos e possibilita maior cobertura e clareza do áudio.Além disso, serve para que a Siri possa reconhecer melhor a entonação de voz, e também aprimorar a experiência com o FaceTime e as chamadas em conferência.

Fundo das garrafas de vinho

Esse ainda é um mistério e o site Vida e Vinho esclarece que existem várias teorias que tentam explicar para que serve o fundo côncavo das garrafas de vinho e espumantes.Algumas dizem que é para regular a pressão, empilhar as garrafas encaixando o fundo no gargalo, aumentar o tamanho para fins de marketing, entre outras.Porém, a explicação mais aceita por especialistas é a de que ela segue uma tradição. No modo antigo de fabricar garrafas, o vidro era soprado por um tubo e o fundo acabava estufado, assim não dava para mantê-la em pé. Então, os fabricantes usavam uma ferramenta, chamada Punt, para empurrar o fundo e dar estabilidade à garrafa.

Lado zigue-zague do grampo de cabelo

Se você usa o grampo com o lado em zigue-zague para cima, ele não irá prender bem o cabelo.Segundo o BuzzFeed, essa parte serve justamente para ser usado para baixo e segurar seus fios com firmeza.

Furinho no fundo do cadeado

Esse furinho no fundo do cadeado não é uma maneira alternativa de abri-lo (como alguns pensavam). De acordo com o BuzzFeed, ele serve para que a água escorra e não enferruje ou congele os mecanismos internos.

Furo na ponta da trena

O BuzzFeed também informa que o orifício na ponta de metal das trenas serve para prendê-las em um prego ou parafuso e segurar a fita enquanto você puxa. O serrilhado embaixo do furo foi feito para riscar as superfícies e marcar as medidas.

Cilindro nos cabos de carregadores

Segundo o Catraca Livre ele é chamado de “núcleo de ferrite” e serve para absorver a Interferência Eletromagnética (EMI) que corre pelos cabos. Essa interferência pode fazer com que ocorra perda de energia elétrica, reduzindo a eficiência do carregador.Ele também afasta a interferência de outros aparelhos eletrônicos, como celulares.

Plástico da tampa das garrafas PET

O BuzzFeed revela que o plástico serve como vedação para que o líquido e o gás não escapem da garrafa. Nas imagem ele é azul.

Pedaço de tecido e botão a mais

Algumas roupas, geralmente as mais chiques, vêm com pedacinho de tecido e um botão separados. O Catraca Livre diz que o pano a mais serve para testar produtos de limpeza antes de usar na roupa e evitar estragos. Já o botão é apenas um sobressalente.

Ponta fina na tampa de pomadas

Acredito que todo mundo saiba essa, mas vale reforçar. Segundo o BuzzFeed, essa ponta fina serve para furar a película de proteção que fica na boca do tubo. No primeiro uso é preciso desenroscar, virar a tampa ao contrário e pressioná-la sobre a película.

Alça atrás da camisa social

Essa também é uma tradição. De acordo com o Catraca Livre, a alça vem do tempo em que poucas pessoas tinham guarda roupas com cabides. Então, era mais comum pendurar as camisas em pregos para que não amassassem.

Furo no vidro das janelas de avião

De acordo o Catraca Livre, esse pequeno furinho faz com que o ar circule entre as duas placas de acrílico que formam as janelas para regular a pressão interna e externa do avião e evitar que elas quebrem.

Casas de botões horizontais

Nas camisas sociais, as primeiras e as últimas casas dos botões, assim como as das mangas, são cortadas na horizontal. Para o Catraca Livre, elas são assim pois nesses lugares, dessa forma fica mais fácil desabotoar.

Traços em relevo em duas teclas do teclado

O BuzzFeed informa que essas duas marcações servem para orientar os digitadores que escrevem rápido sem olhar para o teclado.

Furo redondo no centro do pegador de macarrão

Nem todas as colheres têm esse furo redondo. Segundo o Catraca Livre, nas que possuem o furo, ele serve para medir uma porção individual de espaguete. Apesar da afirmação, muitas pessoas questionam se a medida realmente define a quantidade de uma porção.

Encaixe na tampa do Tic Tac

O site Megacurioso conta que a utilidade desse item é muito simples. Ele serve como um dosador para você pegar apenas um Tic Tac por vez. Basta virar de cabeça para baixo, virar de lado e abrir a tampa que o doce estará encaixado no espaço.

Seta ao lado do marcador de combustível

O BuzzFeed explica que essa seta indica para qual lado está a abertura do tanque de combustível no automóvel. Muito útil em um posto de gasolina, ainda mais se o carro for alugado.

Furinho na lateral das canetas

Segundo o Megacurioso, esse furinho serve para regular a pressão de dentro da caneta e evitar que ela estoure, caso seja usada em prédios muito altos e dentro de aviões no ar.

Rebites nos bolsos da calça jeans

De acordo com o BuzzFeed, quando a calça jeans foi inventada, ela era muito usada por operários e mineiros que guardavam as ferramentas nos bolsos. As costuras não aguentavam o peso e se soltavam, por isso esses rebites servem para reforçar essa área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário