sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Quer ter uma semana produtiva? Faça isto no domingo à noite


A vida parece mais melancólica para você no domingo à noite? Você não está sozinho: para muita gente, a perspectiva de começar uma nova semana de trabalho é sinônimo de desânimo, abatimento — ou da mais pura preguiça.

A boa notícia é que toda essa tristeza domingueira pode ser aliviada pelo hábito de planejar os dias seguintes, diz o consultor de carreira norte-americano Nicolas Cole, em artigo para a revista Inc.
Os ganhos em produtividade e bem-estar são surpreendentes. “Uma ótima semana não começa na segunda-feira, começa no domingo à noite”, escreve ele. “Começa com as atividades que você visualiza mentalmente antes de executá-las”.

Iniciar uma nova semana sem qualquer plano ou agenda, de fato, pode causar ansiedade e mal-estar. Compreender isso é a chave para tornar as noites de domingo mais tranquilas e até estimulantes, diz Cole.

Veja 4 hábitos que vale cultivar na famosa hora do "bode” para ter uma semana incrivelmente produtiva:
1. Pense em tudo que você já fez
Isso mesmo: o domingo à noite serve não apenas para refletir sobre o futuro, mas também para analisar o passado. Para saber o que ainda falta resolver, você precisa saber qual é o status atual dos seus projetos. “Repasse a sua lista de tarefas da semana anterior e veja o que você terminou e o que não terminou”. “Pergunte-se então por que algumas atividades ficaram inacabadas”.
Dependendo do motivo, vale determinar um novo prazo para esses afazeres ou excluí-los definitivamente da sua agenda. Isso trará uma sensação de renovação dos seus objetivos, e fará com que você se livre da eterna sensação de atraso deixada pelo trabalho acumulado.

2. Divida as suas tarefas em categorias
Os momentos finais do domingo também podem ser usados para organizar a sua vida. Separe as suas atividades em categorias como “Assuntos pessoais”, “Projeto A”, “Projeto B” etc. Quando precisar executá-las, você poderá se concentrar em um bloco específico e colocar toda a sua energia nele. Os ganhos em produtividade são imediatos, de acordo com Cole.A técnica também ajuda a reduzir a ansiedade. Isso porque olhar para um conjunto de tarefas “quebrado” em tópicos é muito menos assustador do que contemplar uma longa lista de atividades misturadas de forma caótica.

3. Adiante o que for possível
É claro que você precisa descansar no domingo à noite, mas pequenas providências que facilitarão a sua semana já podem ser tomadas. Um exemplo simples é já escolher a roupa que você vai usar na segunda-feira, ou separar tudo que você precisa levar na bolsa. Essa atitude singela pode fazer com que a sua semana comece muito mais leve.“Segundas-feiras são sempre sobrecarregadas”, escreve o especialista. “Tudo que você puder fazer antes do tempo dará mais liberdade para você no dia seguinte, porque é uma coisa a menos em que você precisará pensar”.

4. Pense, pense, pense...e relaxe
Domingo não é um dia de ação; é um dia de reflexão. Por isso, não vale a pena tentar ser “produtivo” nesse momento. É melhor aproveitar o seu tempo ocioso para pensar, com calma, nos seus objetivos — e na melhor estratégia para realizá-los.Descansar também é fundamental. Segundo Cole, a maior parte da noite do domingo deve ser dedicada exclusivamente a você mesmo. Vale meditar, ler um livro, tomar um chá — e tentar ficar longe das redes sociais. “Se você ficar em silêncio por pelo menos 15 minutos, ficará surpreso com o alívio que irá sentir”, diz o consultor. Vale aproveitar essa sensação de tranquilidade para dormir cedo e, assim, acordar no dia seguinte com energia e entusiasmo.

Fonte:msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário