sexta-feira, 2 de setembro de 2016

IBGE e TSE lançam material informativo para apoiar eleições municipais

O IBGE e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançam hoje (1º/09/2016), em Brasília, o material informativo “O seu Município em Números 2016”. São folhetos em papel e em meio digital, que trazem dados relevantes sobre os 5.570 municípios brasileiros, com o objetivo de apoiar candidatos, eleitores e formadores de opinião nas eleições de outubro.
Com esse material, a intenção do IBGE e do TSE é propiciar, aos cidadãos, debates pré-eleitorais mais interessantes e com maior conhecimento da realidade, não apenas promessas de candidaturas.
O evento de apresentação do produto dessa parceria contará com as presenças do ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, e do presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, às 11h, na sede do TSE, em Brasília (Setor de Administração Federal Sul - SAFS, quadra 7, lotes 1/2).
Para cada município, os folhetos trazem informações do IBGE e outras fontes oficiais (ministérios da Saúde e da Educação, TSE etc.) sobre perfil da população e dos domicílios, saúde, educação, economia e sobre o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O produto tem como foco temas que são de responsabilidade municipal, como destino final do lixo, e que afetam diretamente a população, como acesso a creche, pré-escola e ao ensino fundamental, mortalidade infantil e casos de dengue, entre outros.
Sempre que possível, há séries históricas, que permitem acompanhar a evolução dos indicadores no tempo, e comparações entre a situação do município, a do estado ao qual ele pertence e a do país.
Também há explicações sobre o que fazem prefeitos(as) e vereadores(as) e quais as responsabilidades de cada cargo, além da quantidade de eleitores por grupos de idade para cada município.
Foram impressos cerca de 1,1 milhão de folhetos, que serão distribuídos em todo o território nacional, por meio da rede de 584 agências do IBGE. Eles serão entregues aos candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores, bem como à mídia local, associações e organizações da sociedade civil.