quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A regra dos 05 segundos


Imagine a cena: Você com fome e sua deliciosa e crocante porção de batatas fritas desastrada- mente caída no chão? O que fazer?

Segundo a regra, se a comida ficar no chão por até 5 segundos, não acumulará uma quantidade de germes que a torne inapropriada para o consumo. Se você for bem ligeiro, poderá recolher suas batatinhas e comê-las com segurança.

Mas… isso é verdade?
Entramos em contato com o especialista em germes Charles Gerba, professor de microbiologia na Universidade do Arizona (EUA), para descobrir se realmente há um limite de tempo seguro para comer alimentos que caíram no chão.

A verdade: a comida absorve instantaneamente todos os germes do chão quando cai. Então a famosa regra é uma furada.

Os germes não esperam. No momento em que o alimento entra em contato com o chão, qualquer germe que esteja na área vai se transferir para a comida. Bactérias e vírus não pulam ou se movem, então não é como se eles estivessem lentamente subindo em um alimento no chão, aumentando de número a cada segundo.

“Inúmeros estudos demonstraram que a comida acumula a mesma quantidade de germes após cair no chão, quer tenha se passado 5 segundos ou 10 minutos”, afirma Gerba.

Em resumo, a regra é mais psicológica do que científica.
O mais importante é onde você derrubou a comida e o tipo de bactérias e vírus do local.
Caso o chão esteja contaminado com algum patogênico (germes que causam infecções), a comida que entrar em contato com a superfície também será contaminada. Obviamente esse risco depende do “tipo” de chão — um abatedouro é muito pior do que um quarto. Mas carpetes podem ser particularmente perigosos, já que é muito difícil remover bactérias deles. E qualquer área com um fluxo muito intenso é muito ruim, já que todo tipo de coisa pode ser transportada por pessoas e animais.

Fato interessante: quase todo chão que fica em ambientes internos tem coliformes fecais, diz Gerba, que são transportados pelos seus sapatos do banheiro. É, geralmente há cocô e diarreia no chão. Além disso, no chão ainda podem aparecer bactérias infecciosas como Escherichia coli ou salmonela se o cocô for de alguém doente.

Quanto mais grudenta, úmida ou gordurosa for a comida, mais germes ela absorverá.
“Alimentos pouco consistentes têm risco maior porque sua textura faz com que acumulem mais organismos”, afirma Gerba. Além de ser bem nojento quando você percebe que há sujeirinhas ou cabelos naquela fatia de queijo ou de maçã que você pegou do chão da cozinha.
Alimentos mais consistentes ou “secos” são menos arriscados por não absorverem tanto lixo, diz Gerba. Mas qualquer coisa minimamente úmida ou grudenta é como uma fita adesiva para as bactérias do chão.

A boa notícia? A maioria dos germes que estão no chão não vão deixá-lo doente.
Basicamente, quando você come algo que caiu no chão, é como se estivesse lambendo as solas dos seus sapatos, afirma Gerba.

Fonte:Acidez Mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário