domingo, 10 de julho de 2016

O que é Google Now? Como usar o assistente virtual no Android e iPhone


Ok Google”. A frase dita para o Google Now, assistente virtual do Google, pode ser útil para realizar diversas funções nos smartphones. São 28 comandos diferentes em dispositivos Android e 18 no iPhone ou iPad (iOS), com ações que organizam a rotina do usuário e facilitam a utilização do celular.

O que é Google Now? Como usar o assistente virtual no Android e iPhone
O Google Now, presente no app oficial de buscas do Google, além do comando de voz, reúne em um só lugar cards com informações variadas, como a previsão do tempo, o trânsito, as notícias e outros dados podem ser personalizados durante a configuração do aplicativo. Mas a parte mais interessante, sem dúvidas, é poder realizar diversas atividades dizendo apenas “Ok, Google”.

As ações funcionam em conjunto com outros apps do smartphone. Por ser desenvolvido pelo Google, o aplicativo interage melhor com os smartphones com Android do que com o iOS, sistema operacional da Apple.

Em alguns smartphones com Android "puro" é possível acessá-lo ao deslizar a tela inicial da direita para a esquerda. Já no iPhone, o Google Now está acessível por meio do botão de microfone no aplicativo oficial do Google.

A interação com o Google Maps, por exemplo, pode ser muito útil quando o usuário precisar saber um caminho, mas está dirigindo. Após ativar o comando de voz dentro do aplicativo, basta dizer “Ok, Google” e em seguida solicitar “Leve-me até o Barra Shopping”. Ao realizar este comando, o assistente virtual mostrará o tempo estimado até o destino e disponibilizará as rotas mais práticas.
á a busca por locais próximos pode ser interessante durante uma viagem ou quando o dono do smartphone não conhecer o local em que se encontra. Precisa de um remédio? Basta dizer “Farmácias próximas” que o Google Now mostra uma lista com os estabelecimentos da redondeza. Está com fome? É só solicitar “Restaurantes próximos” que o assistente virtual disponibiliza diversas opções.

O Google Now também é um forte aliado de quem tem muitos compromissos. Se quiser marcar uma reunião na agenda, basta dizer “Criar um evento na agenda: reunião amanhã às 13 horas” e pronto, o evento será criado. Para os esquecidos, a secretária virtual também anota os lembretes, é só dizer “Lembre-me de comprar o presente para Maria amanhã” que a informação ficará salva no celular.

Estes são só alguns exemplos dos diversos comandos existentes no Google Now. Seja para usar como divertimento ou para organizar a rotina, listamos abaixo todas as funções para dispositivos Android ou iOS. Em seguida, mostramos as ações exclusivas para do sistema operacional do Google.

– Lembrete: “Lembre-me de comprar o presente para Maria amanhã”. 

– Eventos no Google Agenda: “Criar um evento na agenda: reunião sexta-feira, às 16 horas”. 

– Checar calendário: “Como será meu dia amanhã?” ou “Quando é minha próxima reunião?”. 

– Descobrir músicas novas: “Quais são as músicas de Chico Buarque?” ou “Quem canta a música Apesar de Você?”. 

– Encontrar um filme: “Quais filmes estão passando hoje à noite?” ou “Onde está passando Batman vs Superman?”. 

– Busca de imagens: “Imagens do Cristo Redentor” ou “Mostre-me fotos do Pão de Açúcar”. 

– Locais próximos: “Hospitais próximos” ou “Onde fica o supermercado mais próximo?”. 

– Horas e fuso horário: “Que horas são em Berlim?”. 

– Previsão do tempo: “Qual é a previsão do tempo para sexta-feira?”, “Vai chover?”, “Qual a temperatura máxima/mínima para amanhã?” 

– Perguntas gerais: “Quem fundou a Globo?”, “Qual é a capital do Brasil?” ou “Quantos anos tem Jô Soares?”. 

– Tradução: “Como se fala tecnologia em inglês?” ou “Qual é a tradução de tecnologia em inglês?”. 

– Definir palavras: “Qual é o significado de jornalismo?” ou “O que significa jornalismo?”. 

– Converter unidades: “Quanto é 5 mil metros em quilômetros?” ou “Converter 20ml em litros”. 

– Resolver um problema de matemática: “Raiz quadrada de 569″ ou “Seis elevado ao cubo”. 

– Abrir aplicativos: “Abrir o Facebook” ou “Abrir o WhatsApp”. 

– Definir um alarme: “Alarme para 9h” ou “Definir alarme para toda sexta-feira às 7h”. 

– Ligar para um contato salvo na agenda: “Ligar para Raíssa” ou “Ligar para o papai”. 

– Enviar mensagem de texto para um amigo: “Enviar mensagem para Raíssa: estou chegando”. 

– Enviar mensagem pelo WhatsApp: “Enviar mensagem pelo WhatsApp para Raíssa: estou chegando” 

– Enviar e-mail: “Enviar e-mail para Raíssa. Assunto: jantar com a família. Mensagem: estaremos esperando você aqui em casa”. 

– Navegar na Internet: “Vá para o site techtudo.com” ou “Pesquise techtudo.com”. 

– Ativar configurações do celular: “Ligar/Desligar Bluetooth”, “Ligar/Desligar WiFi”, “Ligar/Desligar a Lanterna”, “Abrir a câmera”, “Ligar a câmera”, “Tirar uma foto”, “Gravar um vídeo”. 

– Música: “Reproduzir música” ou “Tocar música”.


Fonte: techtudo.com