quinta-feira, 30 de junho de 2016

Dicas infaliveis para superar a preguiça


“Hoje não, Faro”. Quem é que nunca se pegou adiando alguma coisa? Aquele trabalho da faculdade fica sempre para ultima hora, academia que vai começar na segunda, e aquele copinho na pia? Ahhhh, deixa lá, vai que ele se lava sozinho.

O expert em mente humana, Jeremy Dean, doutor em psicologia pela UCL (University College London), resolveu juntar tudo o que sabia sobre procrastinação e como evitá-la em uma listinha muito simpática. Se liga!

1. Comece pelo mais fácil

Lembra do ensino médio? “Se um corpo está em repouso ele irá permanecer neste estado até que uma força externa seja aplicada”. Segundo o psicólogo, depois que você começa algo a tendência é continuar a ação, então comece pelo o que você considera mais fácil, as atividades mais difíceis vão fluir como consequência.

2. Comece em qualquer lugar

Fazer planos ajudam, mas também podem ser uma armadilha. O começo de uma tarefa é você quem decide, então escolha logo qualquer parte de um projeto e comece a trabalhar nela.

 

3. Cuidado com as desculpas

“Ahhh, hoje eu não tô disposta”, “Acredite em mim, trabalho melhor sob pressão”, “tô sem tempo”, “meu cachorro fica triste quando eu saio de casa”, “eu escolhi esperar”, blá blá blá…Mantenha sua mente longe de qualquer coisa que pareça uma desculpa, essas palavrinhas não vão te levar a lugar nenhum

4. Eleve o valor

Se não nos importamos, não vamos nos sentir motivados. Um grande exemplo disso são as louças, parecem que elas só precisam ser lavadas quando não tem um recipiente limpo para comer ou para beber água.
Dica: tente imaginar o quão importante é a realização daquele projeto ou as consequências dele ficar inacabado. Nada de dizer “ah, só 2 pontinhos, não vão me fazer falta no final do semestre” porque você sabe que vão sim.

 

5. Personalidade procrastinadora

Algumas pessoas já nasceram procrastinadores. “Já que sou, o jeito é ser”, né? Nada disso!Você pode não mudar sua personalidade, mas pode mudar seu ambiente. Procure um local com poucas distrações é o primeiro passo. A procrastinação costuma aparecer quando você tem que parar pra pensar, então coloca logo tudo que você vai precisar à sua disposição e mãos à obra.

6. Compareça!

Encare seu problema de frente, coloque-se diante dele, fique olhando-o na cara e se desafie a resolvê-lo. Sem que haja uma tentativa, você não tem chance de sucesso.

7. Pense concretamente

Existem duas formas de pensar sobre uma tarefa:
·         Abstrata: “Não seria bacana fazer uma canção sobre a situação do mundo atual?”
·         Concreta: “Qual vai ser a primeira estrofe?”
De novo, de novo e de novo, até ficar bem gravadinho na sua mente: APENAS COMECE!

8. Não confie na sua memória

Muitas vezes a procrastinação é menos intencional e tem mais a ver com falha na memória. A maior parte dos problemas se resolvem com uma coisa, escrever.Não importa onde você faz a lista, coloque até em uma árvore se você quiser, contanto que você passe pela bendita árvore todos os dias, palavras do psicólogo. Só não vá confiar na sua memória, quantas vezes ela esqueceu de avisar até onde você tinha colocado a chave do carro?

9. Evite pensar demais

Dúvidas vão surgir até nas pessoas mais confiantes. Infelizmente dúvidas causam procrastinação. Gaste menos energia pensando e mais fazendo.

10. Perdoe-se

Era realmente muito difícil, iria demorar muito, você realmente não tinha tempo ou simplesmente não valia a pena naquele momento. Perdoe você mesmo. Um estudo diz que, para sentir-se melhor sobre uma tarefa não concluída e mais disposto a fazê-la no futuro, o segredo é perdoar a própria procrastinação.
Aqui vai uma frase para você se inspirar nessa sua nova fase da sua vida:

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.” – Martin Luther King


Fonte:sossolteiros.bol.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário