segunda-feira, 30 de maio de 2016

Municipios da região beneficiados com convênios do projeto São José III


Foram assinados, na manhã desta segunda-feira (30), 40 convênios de projetos produtivos e assessoria técnica para agricultores familiares beneficiados pelo Projeto São José III, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, em Fortaleza. A ação vai beneficiar 1.619 famílias, promovendo o desenvolvimento rural sustentável de 40 comunidades de 33 cidades cearenses.

Com o foco no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento das comunidades rurais, o Projeto São José tem o objetivo integrar as famílias agricultoras das comunidades mais afastadas dos grandes centros, através de ações de financiamento de projetos produtivos e assessoria técnicas para o crescimento de suas produções e colheitas. Para os 40 convênios assinados, foi investido o valor de R$ 12,4 milhões, oriundo do Governo do Estado e do Bando Mundial.

Segundo o secretário Dedé Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, a ação traz benefícios para as famílias e para as comunidades. “São convênios para projetos que irão melhorar e agregar valores à produção da agricultura familiar. Na apicultura, por exemplo, será direcionado para a construção das casas de mel, compra de equipamentos necessários para a produção e distribuição com qualidade, entre outros. As mesmas ações servem também para as outras culturas aqui contempladas. Sendo assim, desenvolve o produtor e a economia local, melhorando ainda mais a circulação per capita local das cidades”, disse.

O pacote de ações contempla 29 convênios de apicultura, sete de fruticultura e quatro de ovinocaprinocultura, para os municípios de: Aiuaba, Apuiarés, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Barro, Beberibe, Capistrano, Cariús, Cascavel, Choró, Crateús, Graça, Horizonte, Ibiapina, Icó, Ipaporanga, Maracanaú, Maranguape, Meruoca, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Novo Oriente, Palhano, Parambu, Paramoti, Pindoretama, Quixeré, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá e Várzea Alegre.

Estiveram presentes o secretário Jeová Mota (Esportes); os deputados estaduais Evandro Leitão, Sérgio Aguiar, Raquel Marques, Moisés Braz e Robério Monteiro, além de prefeitos, secretários municipais e agricultores familiares de diversas cidades do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário