domingo, 8 de maio de 2016

A origem do dia das mães


Afinal, qual a origem do Dia das Mães?
A data começou a ser comemorada apenas em função do consumismo desenfreado induzido pelo comércio ou realmente é devoção a essa mulher tão importante?

O origem do Dia das Mães na história.
Homenagens às mães já aconteciam desde os tempos mais remotos. Os gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.
Mas quem idealizou o Dia das Mães na forma como é comemorado hoje foi Anna Jarvis, que no ano de 1907, dois anos após o falecimento de sua mãe, criou um memorial em sua homenagem, dando início a uma campanha para que o Dia da Mães se tornasse um feriado reconhecido oficialmente, obtendo sucesso nessa luta em 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos EUA, mais precisamente no dia 8 de maio daquele ano, ficando designado o segundo domingo do mês de maio como o Dia das Mães.
No dia seguinte à resolução, o Presidente do Estados Unidos Thomas Woodrow Wilson, proclamou que no Dia das Mães os prédios públicos deviam ser decorados com bandeiras. Desta forma, o Dia das Mães foi comemorado pela primeira vez no dia 9 de maio de 1914.

Pouco tempo depois, a idealizadora da data comemorativa, Anna Jarvis, incomodada com a excessiva exploração comercial do Dia das Mães, criou a Associação Internacional para o Dia das Mães, alegou direitos autorais sobre o segundo domingo de maio e lutou pela abolição do feriado. Ela e sua irmã Ellsinore gastaram a herança da família fazendo campanha contra o feriado. As duas morreram na pobreza.

Comemoração do Dia das mães pelo mundo.
A comemoração do Dia das Mães é feita em datas diferentes em diversos locais do mundo. Na Noruega, por exemplo, é comemorada no segundo domingo de fevereiro; já na África do Sul e Portugal, a comemoração se dá no primeiro domingo de maio; O quarto domingo de maio é da data que os suecos escolheram para fazer homenagens às suas mães; O dia 10 de maio foi a data escohida no México. Na Tailândia, a festa acontece no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel é um pouco diferente, não existindo o dia das mães, mas sim o dia para a família.

A origem do Dia das mães no Brasil.
O presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932, oficializou o segundo domingo do mês de maio para a comemoração do Dia das Mães aqui no Brasil. A data também passou a fazer parte do calendário oficial da Igreja Católica em 1947, por determinação do Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Câmara.

Desde então o Dia da Mães vem sendo comemorado em todo o território nacional, transformando-se num dos eventos mais esperados por todos os seguimentos do comércio, uma vez que só perde em vendas para o Natal.

Fonte:Acidez Mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário