terça-feira, 24 de maio de 2016

10 dicas de negociação para obter bons descontos em compras


Pessoas negociam o tempo inteiro na vida: consigo mesmas, com o filho que pede para voltar tarde da festa, com o chefe que faz altas exigências, mas resiste em dar um aumento. Se saber negociar é uma habilidade fundamental para se dar bem na vida pessoal, imagina na financeira.

A todo momento, dá para ganhar dinheiro sabendo negociar do jeito certo: ao comprar um carro, alugar um imóvel ou reservar o restaurante do aniversário. Aprenda algumas técnicas que podem aumentar suas chances de economizar.

1. Vá armado de informações
Fica mais difícil de ser passado para trás se você está munido de informações sobre o produto comprado ou o serviço contratado. Fazer uma pesquisa da faixa de preço do que você quer antes de começar a negociar é essencial. “Parece óbvio, mas a maioria das pessoas não faz isso, por pura falta de tempo.Gastar um pouquinho de tempo nessa pesquisa de preços vale a pena porque só assim você conseguirá descobrir se o desconto que estão oferecendo é verdadeiro ou se não passa de uma estratégia do vendedor para conseguir fechar mais negócios.

2. Saiba exatamente o que você quer
Vá para a negociação sabendo o preço máximo que você deseja gastar. “Precifique seu limite e pense nisso antes da negociação, não durante”.É preciso ser realista nessa hora e estabelecer um preço que você tem certeza que não se tornará um problema depois. Além do preço, Valle lembra que é necessário definir se você pretende pagar à vista ou financiar, e se pedirá ou não empréstimos.

3. Antes, pratique meditação – ou o que mais o acalmar
Nervosismo na hora de fechar um negócio só atrapalha, por isso é melhor nunca ir para uma negociação sem liberar o estresse antes. “Se você entra em um lugar cheio de tensão, o vendedor percebe, sua insegurança transparece”. Meditar está entre as alternativas, mas faça o que fizer bem a você. 

4. Prefira o olho no olho
Se você estiver preparado e seguro, o olho no olho pode facilitar a negociação. “Cerca de 80% das pessoas com quem você vai negociar não estarão preparadas, e é mais fácil ganhar quando se está em frente ao outro”.Estudos de psicologia social também já mostraram que, quando se imita a postura e os gestos da outra pessoa de forma discreta, fica mais fácil criar empatia e o outro fica mais propenso a aceitar sua proposta.

5. Leve alguém junto – mas combine os papéis de cada um
Se é um investimento grande, como a compra de uma casa, é melhor negociar acompanhado. Segundo o consultor em negociação, o ideal é que três pessoas integrem o time de negociadores, além do vendedor.Uma deve ser a líder da negociação, que faz as propostas. A segunda atua como um apoiador, que tem um papel mais ponderado e faz perguntas, enquanto o líder ganha tempo para pensar. O terceiro ator nessa peça deve ser o observador, que não interfere diretamente na negociação, mas observa sinais, como as expressões faciais e o tom de voz, e é aquele que dá sinais por baixo da mesa ou combinados antes.

6. Não demonstre demais o que sente
Se a negociação de um imóvel está indo bem, mas de repente o corretor descobre que você adora áreas verdes e a vista da sacada é para um bosque, você está perdido. Ele vai aumentar o preço, provavelmente, porque percebe que o encantou.Você tem que ter uma preparação para não demonstrar empolgação demais. Quando a emoção entra no jogo, complica a negociação.

7. Não entregue o jogo de cara
Fazer charme faz parte de qualquer negociação. Por isso, ao propor um preço, diga primeiro um valor que você sabe que o outro lado não aceitará. Assim, você tem margem para subir o valor proposto, deixar o outro satisfeito e, mesmo assim, fechar um negócio que fique bom para você.

8. Vá preparado para ceder
Uma boa negociação é aquela que agrada os dois lados. Por isso, vá preparado para fazer concessões“Ao preparar a negociação, é muito importante se colocar no lugar do outro e definir concessões que não vão fazer tanta diferença para você, mas muita para o outro.

9. Argumente do jeito certo
Cuidado para não transformar a argumentação em uma discussão. Nunca perca a educação e mostre justificativas que inspirem confiança. 

10. Na dúvida, vá tomar um café
Se você não tem certeza sobre o que achou da proposta e não sabe qual contraproposta fazer, não se apresse. “Não dê a resposta na hora, de cabeça quente. Diga que vai tomar um café”. É preciso sair do furacão emocional do momento para tomar a decisão certa.

Fonte:read:www.msn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário