terça-feira, 26 de abril de 2016

Teste se você ainda acredita nestes 5 mitos sobre dormir

Dá para compensar a falta de sono da semana aos finais de semana
Só que não. Em termos de sono, não se pode fazer uma espécie de cálculo semanal. O certo mesmo é respeitar a necessidade diária de sono, e não pensar que acordar ao meio-dia aos sábados e aos domingos vai resolver o curto período que você dorme durante a semana.“Quando você dorme pouco, você está prejudicado. Ponto”, diz o pesquisador Pete Bils, que afirma, ainda, que deixar para dormir bastante aos finais de semana é uma estratégia ruim. Para ele, o ideal é dormir entre sete e oito horas todas as noites. Dormir pouco bagunça o nosso ritmo circadiano, que é responsável por manter nosso corpo trabalhando normalmente.
Dormir com a TV ligada nos ajuda a pegar no sono
Para Bils, deixar a TV ligada na hora de dormir é um erro de três formas diferentes: primeiro, muitas pessoas acabam assistindo àquele programa que começou e parece imperdível, o que adia o sono; segundo, o conteúdo do programa pode deixar a pessoa pensativa, com dificuldade de pegar no sono; por fim, a iluminação do aparelho é um péssimo negócio, pois, de novo, interfere no funcionamento do ritmo circadiano. Ou seja: desliga essa televisão!
Durmo melhor com meu animal de estimação
É fofo, a gente sabe, dormir com seu gatinho ou com o dog ao lado, mas a verdade é que seu bichinho é um ser vivo que se mexe durante a noite e acaba atrapalhando o seu sono. Bils explica que inúmeros testes já foram feitos nesse sentido, em instituições que estudam a qualidade do sono, e a triste realidade é que dormir sem seu bichinho na cama é a melhor saída para uma boa noite de sono.
Posso tomar café à noite e dormir bem, pois a cafeína não me afeta
Ok, você pode até ter a impressão de ser imune à cafeína, mas não é bem assim. Pode até ser que você durma após aquela xícara de café à noite, mas Bils nos lembra de que estamos falando não apenas em dormir, mas em ter um sono de qualidade, coisa que não acontece quando tem cafeína na sua corrente sanguínea.A triste verdade é que a cafeína afeta sua capacidade de cair em sono profundo, então você pode até estar dormindo, tecnicamente, mas seu corpo não está se restaurando do modo que deveria. Achou ruim? Então espere que piora: a mesma coisa acontece com bebidas alcoólicas.
Tirar cochilos não é uma boa ideia
Claro que é! Finalmente uma boa notícia nessa lista. A verdade é que, se você puder tirar um cochilo durante seu horário de almoço, vai se sentir bem mais disposto durante o dia. Cochilo não é só coisa de criança, não! Dormir um pouquinho depois do almoço, como sabiamente já fazem os espanhóis, é uma prática que vai deixar você mais cheio de energia, produtivo, criativo e, inclusive, feliz.


http://www.megacurioso.com.br/