domingo, 20 de março de 2016

TAUÁ CONQUISTA O PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE PELA QUARTA VEZ


O PRÊMIO:
Em sua IX EDIÇÃO, o PRÊMIO SEBRAE PREFEITO EMPREENDEDOR é disputado desde 1999, por todas as prefeituras do Brasil, é uma forma do Sebrae reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

OS VENCEDORES:
Nesta sexta-feira (18/03) o Sebrae divulgou o resultado da IX Edição, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é em categorias, confira abaixo os Prefeitos(as) premiados(as):
MELHOR PROJETO: Prefeito Roberto Cláudio (FORTALEZA) – Programa Empreendedorismo Sustentável;

DESBUROCRATIZAÇÃO E FORMALIZAÇÃO: PATRÍCIA AGUIAR (TAUÁ) - ROTAS DO SABER;
IMPLEMENTAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA LEI GERAL: Ciro Braga (ITAPAJÉ) – Incentiva “Institucionalização e implementação da Lei Geral”;
COMPRAS GOVERNAMENTAIS DE PEQUENOS NEGÓCIOS: Prefeito Roberto Cláudio (FORTALEZA) - Uso do poder de compras junto aos pequenos negócios para indução do desenvolvimento local;
PEQUENOS NEGÓCIOS NO CAMPO: Prefeita Mônica Aguiar (CAMOCIM) – Fortalecimento da atividade da pesca artesanal no município de Camocim como estratégia de desenvolvimento econômico e social;
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: Prefeito Cirilo Pimenta (QUIXERAMOBIM) - Estratégia para minimizar o colapso de água no município de Quixeramobim;
INCLUSÃO PRODUTIVA COM SEGURANÇA SANITÁRIA: Prefeito Otacílio Pinheiro (MILHÃ) – Sistema de Inspeção Municipal de Milhã – Garantindo a procedência aos produtos e acesso a mercado aos produtores locais;
G 100: Prefeito Átila Cordeiro (MARANGUAPE)  - “Programa de Inovação e Empreendedorismo de Maranguape” (CATEGORIA: reúne municípios com mais de 80 mil habitantes, com baixa renda per capita e alta vulnerabilidade social)

PROGRAMA VENCEDOR:

Criado pela Prefeita Patrícia Aguiar, em 2015, O PROGRAMA ROTAS DO SABER, extinguiu o uso de veículos abertos, os chamados "Pau de Arara", no transporte de alunos.

Por meio deste Programa, a Prefeitura de Tauá assegurou que 100% dos veículos que trabalham no transporte escolar sejam adaptados para transportar os alunos da rede municipal de ensino, conforme Decreto Municipal e Código de Trânsito Brasileiro, todos os veículos são fechados e com no máximo 8 anos de uso para ônibus e 4 anos para topics e vans.

A Secretaria de Educação municipal, em parceria com Governos federal e estadual, adquiriu uma frota própria de 23 ônibus escolares, sendo dois ônibus adaptados com elevadores para facilitar o embarque e desembarque de crianças com necessidades especiais, e além destes ainda são contratados 127 veículos terceirizados.

Tauá possui a segunda maior extensão territorial do Estado (4.018 Km2). Com efeito, ao todo, são 150 rotas escolares e 8.474 km diários percorridos pelos veículos que fazem o transporte escolar no Município. O Programa Rotas do Saber atende 6.430 alunos diariamente, sendo 5.250 da Rede Municipal (cerca de 40% do total de alunos) e 1.180 da Rede Estadual. É feito, também, o atendimento domiciliar de aproximadamente 30 (trinta) alunos com dificuldades de locomoção, por meio do ônibus adaptados, na sede do Município.

O Programa possibilitou o transporte seguro e de qualidade para os estudantes municipais, repercutindo na redução da evasão escolar e na melhoria da aprendizagem.

Além de trazer impactos na economia do município em parceria com o Sebrae, através do Programa Empreendedor Individual, que incentivou a abertura de várias empresas de prestação de serviços gerando trabalho e renda para os tauaenses.

Os Governos, Federal e Estadual, Sebrae, Câmara Municipal de Tauá e Associação dos Motoristas, também tiveram participações importantes no projeto.

PREMIAÇÃO OCORRERÁ EM MAIO
Os prefeitos premiados foram selecionados entre os prefeitos de todo o Estado do Ceará e todos receberão o Selo Prefeito Empreendedor – Finalista Estadual e Nacional. 
Os vencedores da etapa estadual participarão da final nacional no dia 10 de maio, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF).

Fonte:Governo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário