terça-feira, 15 de março de 2016

ALUNA VAI REPRESENTAR O MUNICÍPIO DE TAUÁ NA FEBRACE


A Aluna Helen Chaves Cordeiro de Oliveira, orientada pela Prof.ª Naiana Cristina Rodrigues dos Santos e pelo coordenador da FETACTEMA: Mart Som dos Reis Sousa, apresentará em São Paulo, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2016 que ocorrerá no período de 15 a 18 de março de 2016 no Campos da Universidade de São Paulo (USP) seu projeto intitulado: CULTIVO DE PLANTAS MEDICINAIS NA COMUNIDADE ESCOLAR DO BAIRRO ALDEOTA .

O Projeto consiste em reportar as principais plantas medicinais cultivadas e utilizadas por moradores do Bairro Aldeota. O estudo foi realizado entre os meses de julho e setembro de 2014, com entrevistas de 298 moradores entre 12 e 80 anos de idade, que cultivam e utilizam plantas medicinais. Como resultado desta pesquisa, 79% dos moradores cultivam e utilizam plantas medicinais e apenas 21% não fazem cultivo e nem fazem uso das mesmas. Os resultados revelaram que as plantas medicinais mais cultivadas e utilizado são: a hortelã, a cidreira, o capim-santo e a malva, de forma isolada ou combinada com outras plantas medicinais. A utilização é feita, principalmente, por moradores que tem o primeiro grau incompleto, para o tratamento de gripes, utilizando através de chás, xaropes ou lambedores. As plantas medicinais são adquiridas através de plantações em suas próprias casas, vizinhos, parentes ou amigos.

O trabalho de Helen, foi premiado em diversas FEIRAS, dentre elas a Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Meio Ambiente - FETACTEMA; a Feira Regional de Ciências e Arte dos Inhamuns e a Feira Estadual de Ciências e Cultura.

Diante das premiações foi credenciado para participar como finalista da FEBRACE- São Paulo e da Feira Ciência Jovem, que será realizada em outubro em Recife-PE.

Fonte:Governo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário