quarta-feira, 16 de março de 2016

ALIMENTOS ÓTIMOS PARA A MEMÓRIA


Os alimentos ótimos para a memória são Peixe, Frutas e fontes de omega 3. No decorrer da vida, as células, inclusive as do cérebro, são danificadas pelos radicais livres que levam a uma diminuição no ritmo de produção de energia. A ação destes componentes compromete a atuação dos neurônios, provocam o desaparecimento das sinapses e reduz a capacidade de comunicação entre as células e dessa forma prejudica o funcionamento mental.

Após anos de exposição aos radicais livres, os neurônios podem ser destruídos e com isso podem provocar doenças como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas do cérebro. Além disso, existe um grupo de alimentos que pode contribuir para melhorar a concentração e a capacidade e o estímulo da memória. Que tal inclui-los na sua alimentação diária e deixar seu cérebro tinindo. Então, confira os 12 alimentos ótimos para a memória.

1. Abacate: O Abacate é uma excelente opção de alimentos ótimos para a memória. Pois, ele Possui vitamina B 3 (niacina), que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória. Além disso, o Abacate contém nutrientes que ajudam a formar um neurotransmissor, a acetilcolina, substância que faz a comunicação de uma célula com outras.

2. Linhaça: A Linhaça costuma ser apontada como forte aliada do emagrecimento, pelo seu poder de saciar quem a consome. No entanto, por ser rica em ômega 3, ela também é muito boa para aqueles que desejam dar um “up” na memória. Para extrair o nutriente de sua estrutura, é importante comê-la na forma triturada ou germinada (depois de ficar de molho na água). A conservação do alimento deve ser em vidros escuros e local fresco, para manter por mais tempo suas propriedades. portanto, a linhaça é um belo exemplo de alimentos ótimos para a memória.

3. Amêndoa: A Amêndoa é uma boa alternativa de alimentos ótimas para a memória. Pois, ela contém vitamina B12 (riboflavina) que regula a glutationa, um dos maiores protetores celulares contra a ação dos radicais livres.

4. Ovo: O Ovo é rico em vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro fazendo com que funcionem corretamente. Além disso, a gema do ovo tem acetil-colina, que é importante para as funções de memorização do cérebro.

5. Azeite: Estudos realizados mostraram que o Azeite de oliva cru, ou “in natura”, possuem gorduras saudáveis para o cérebro que auxiliam na formação de uma capa que, praticamente, todas as células do tecido nervoso têm, a mielina. portanto, o Azeite é um belo exemplo de alimentos ótimos para a memória.

6. Sementes de Abóbora: A Sementes de Abóbora é um alimento ótimo para memória. Pois, ele é rico em ômega 3 e zinco. As sementes são perfeitas para quem é vegetariano (principalmente os que não consomem peixes). As sementes contribuem na manutenção da parte do cérebro que equilibra a função sensorial. Podem ser consumidas em lanches, saladas e até mesmo junto com o mingau de aveia no café da manhã.

7. Salmão: Entre as carnes, o Salmão é uma ótima fonte de ômega 3 e, por isso, tem um grande potencial para melhorar o desempenho cognitivo e o funcionamento do cérebro, para gravar informações. Outros benefícios do alimento são a redução dos níveis de colesterol, melhoria no funcionamento do coração e aumento na eficiência dos receptores de serotonina no cérebro, proporcionando um humor bem melhor.

8. Batata Doce: A Batata Doce é uma excelente alternativa de alimentos ótimos para a memória. Pois, ela é rica em vitamina B3 (niacina) que participa da manutenção de substâncias químicas nervosas e hormônios que regulam a memória.

9. Gérmen de Trigo: O Gérmen de Trigo é rico em Vitamina B6, que ajuda a regular a transmissão da informação entre as células do cérebro.

10. Mirtilos: Os Mirtilos possuem uma concentração de antioxidante e ricos em Vitamina C, eles têm sido usados em diversos estudos para combater a perda de memória de curto prazo. Alimentar-se da fruta contribui para a coordenação e equilíbrio, entre outros benefícios. Você pode prepará-lo para fazer sucos ou smothies ou ingeri-los como fruta em seu formato normal.

11. Uva: As Uvas são frutas bastante benéficas, pois, além de terem fisetina, como o tomate, as vermelhas e roxas são ricas em flavonoides. Ambas as substâncias são importantes porque protegem o sistema nervoso, influenciam na regulação da morte de neurônios e na regeneração dessas células. Os flavonoides, também presentes no suco de uva, vinho tinto, cacau e amoras, ainda são muito úteis para quem busca lutar contra inflamações, hemorragias, alergias e prevenir o câncer.

http://www.saudedica.com.br/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário