domingo, 21 de fevereiro de 2016

MERENDAS DE ESCOLAS DO CEARÁ ENTRE AS MELHORES DO PAIS,UMA É DE NOVO ORIENTE


O concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar teve a participação de cinco merendeiras cearenses, que atuam em escolas públicas do Estado. Realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso selecionou as melhores receitas enviadas pelas merendeiras de todo o país. Quatro receitas cearenses fizeram parte da seletiva e foram semifinalistas.
E que criança ou adolescente cearense não gostaria de comer arroz nordestino com cenoura, ensopado de carneiro com cuscuz, baião de dois nordestino com paçoca ou cuscuz com casca de abóbora e ovo? Pois os alunos que estudam nas escolas onde essas merendeiras trabalham têm esses pratos incluídos no cardápio.
“O objetivo do concurso é valorizar o papel das merendeiras na promoção da alimentação saudável e reforçar a importância da educação alimentar e nutricional”, afirma o presidente do FNDE, Idilvan Alencar. As merendeiras cearenses utilizaram alimentos da agricultura familiar associados a pratos típicos da região. O resultado foi positivo não só no concurso mas no paladar dos alunos.
Na escola Francisco das Chagas Mota, no município de Novo Oriente, a responsável pela receita foi a merendeira Edleusa Ferreira de Oliveira Batista. O prato foi o ensopado de carneiro com cuscuz. Para fazê-lo, ela preparou o carneiro na véspera, cortou miudinho, fez o tempero e refogou, depois cozinhou e em seguida preparou o cuscuz. O ensopado é feito com o caldo da carne com o cuscuz, e é servido com arroz e salada crua.
“Ele fica bem suculento, é saudável e os alunos gostaram muito. Ao pouco eles vão se adaptando às verduras. Gostam das cores e acabam gostando”, explica Edleusa Ferreira. O lanche criado por ela é servido para alunos da creche, ou seja, a partir de 2 anos, até os estudantes do Ensino Fundamental 2. Aposentada como professora, ela trabalha como merendeira há três anos.
A receita foi criada para o concurso e agora foi agregada à grade do cardápio escolar. Já em Fortaleza, o prato escolhido é bem tradicional no Estado. Ana Lourdes Gomes da Silva trabalha como merendeira há três anos na Escola Governador Adauto Bezerra. Ela escolheu o Baião de dois nordestino com paçoca para disputar o concurso. A receita leva também muitas verduras, como o popular “cheiro verde”.
“Geralmente eles não gostam de verdura. Mas se você explicar a importância desse alimento na saúde deles e misturá-los a uma comida bem gostosa eles comem”, detalha a merendeira Ana Lourdes. Os alunos não só aprovaram o prato como também solicitaram à direção da escola, através de relatórios e pesquisas, que a refeição fosse servida mais de uma vez ao mês. “Por eles, tinha era todo dia”, brinca a merendeira.

Ela, que nunca tinha participado de um concurso se sentiu apreensiva por colocar à prova o trabalho que realiza diariamente. Mas, confiante, aprimorou o que já sabia e promete se esforçar para na próxima oportunidade ter um resultado melhor. “O que eu faço, faço com bastante carinho. Sei que eles precisam de bastante energia, e o baião com paçoca ajuda muito. Depois do concurso, fiquei com vontade de me superar e melhorar ainda mais meu trabalho”, garante. 

Confira as receitas semifinalistas do concurso:
Arroz nordestino com Cenoura, por Rosana Almeida Silva. (Escola Nobilino Alves de Araújo – Brejo Santo)
Baião de dois nordestino com paçoca, por Ana Lourdes Gomes da Silva. (Escola Governador Adauto Bezerra – Fortaleza)
Ensopado de carneiro com cuscuz, por Edleusa Ferreira de Oliveira Batista. (Escola Francisco das Chagas Mota – Novo Oriente)
Cuscuz com casca de abóbora e ovo, por Antônia Girlândia Pimentel de Oliveira da Silva. (Escola Aloísio Barros Leal – Quixeramobim)

http://tribunadoceara.uol.com.br

4 comentários:

  1. Parabéns dona Edleusa a senhora é nota mil é uma excelente profissional para a valorização das merendas escolar e a valorização dos cardápios escolares para mim é um prazer em fazer o curso técnico em alimentação escolar e te a senhora como colega em destaque a senhora merece por ser uma excelente profissional.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns dona Edleusa a senhora é nota mil é uma excelente profissional para a valorização das merendas escolar e a valorização dos cardápios escolares para mim é um prazer em fazer o curso técnico em alimentação escolar e te a senhora como colega em destaque a senhora merece por ser uma excelente profissional.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns dona Edleusa a senhora é nota mil é uma excelente profissional para a valorização das merendas escolar e a valorização dos cardápios escolares para mim é um prazer em fazer o curso técnico em alimentação escolar e te a senhora como colega em destaque a senhora merece por ser uma excelente profissional.

    ResponderExcluir