segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

IMPLANTADO BATALHÃO DE DIVISAS EM CRATEÚS



A fronteira entre Ceará e Piauí ganhou, a partir desta segunda-feira (29), reforço no combate à criminalidade, em especial contra o tráfico de drogas e assaltos a bancos. A Praça da Igreja Matriz de Crateús, na Região dos Inhamuns, recebeu a solenidade de lançamento da 3ª e 4ª companhias do Batalhão de Divisas.

No total, 87 policiais e sete viaturas deram início às atividades, beneficiando 16 municípios diretamente. A função dos destacamentos é proteger as divisas do Ceará com estados vizinhos.três companhias atuarão na área – a próxima a ser lançada será sediada em Parambu (6ª CIA).Três viaturas serão utilizadas pela 3ª Companhia do Batalhão de Divisas, sediada em Crateús, que atende também Poranga, Quiterianópolis e Novo Oriente e possui 43 policiais (entre praças e oficiais). As outras quatro ficarão com a 4ª CIA, sediada em Chaval.também com 44 policiais e é responsável ainda pelas cidades de Barroquinha, Granja, Viçosa, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipueiras.

O Batalhão, que também dá suporte às policias dos estados vizinhos e às necessidades das cidades cearenses, já atua nas fronteiras do Cariri com Pernambuco e do Vale do Jaguaribe com o Rio Grande do Norte, desde o dia 11 de julho do ano passado – a 1ª CIA é sediada em Penaforte e a 2ª em Limoeiro do Norte.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Delci Teixeira, destacou a importância da interiorização das ações. "Mesmo em um ano com grandes dificuldades, o governador não nos deixou sem recursos. E uma das determinações era de que os projetos não fossem só para a Capital. Colocamos a Ciopaer e o Raio no Interior, e com o Batalhão de Divisas, os policiais tiveram treinamento especializado, com conhecimento sobre as estradas dos estados vizinhos. É por onde está entrando a droga, responsável por muitos crimes, e também armamento, que acaba com a vida do ser humano. Sabemos que estamos no caminho correto, mas é apenas o início de um trabalho", disse.

Sede do policiamento

Batalhão de Divisas – 3ª Cia em Crateús
Rua Bento Coutinho, nº 550, Centro
Telefone: (88) 3692.3511 e 3691.3020

Batalhão de Divisas – 4ª Cia em Chaval
Sede do posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Rodovia CE 085, km 415, Vila Retiro
Telefone: (88) 3625.1130.

Ponto de apoio em Tianguá
Rodovia CE 187, km 02, Dom Timóteo
Telefone: (88) 3671.9390, 3671.9392 e 3671.9391

Outras companhias já implantadas

O Batalhão de Divisas está sendo implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares entre oficias e praças. A primeira delas foi lançada, no dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias. As duas companhias contam com 109 policias.

A 1ª CIA conta com 55 policiais militares, três viaturas e cobre cerca de 293,3 Kms de fronteira, nos municípios de Brejo Santo, Jatí, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com o Estado de Pernambuco. Ela é sediada no posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Penaforte, na BR 116, Km 536.

Já a 2ª CIA, tem com 54 policiais, três viaturas e é responsável por cerca de 290,3 Km, cobrindo os municípios de Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. A 2ª Cia é sediada na Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, nº 1719, Centro de Limoeiro do Norte.

Ampliação das operações

A terceira e última fase acontecerá com a criação das 5ª Companhia, sediada em Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e a 6ª CIA sediada em Parambu, na divisa com Piauí.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário