sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

GOOGLE QUER MODERNIZAR O VELHO SMS


O simples e útil SMS tem nos servido há mais de uma década, mas as nossas mensagens estão cada vez mais multimídia, com fotos e vídeos e áudio. O SMS não é o bastante: por isso, foi criado o RCS (Rich Communication Services), uma plataforma muito melhor que o Google quer colocar em seu celular.
O Google está trabalhando com centenas de operadoras para tornar o RCS padrão em todos os dispositivos Android. Em um anúncio feito pela GSMA, consórcio que reúne 800 operadoras, a gigante das buscas informou que ajudará a criar um cliente universal de RCS – atualmente chamado de Jibe – que será adotado por todas as operadoras participantes da entidade. Elas também poderão usar o protocolo para criar apps próprios de mensagens.
Quais as diferenças do RCS em relação às mensagens de texto tradicionais? Um cliente RCS para Android permitiria recursos de mensagem como chat em grupo, compartilhamento de fotos em alta resolução e confirmação de recebimento de mensagens. No futuro próximo, chamadas de vídeo também poderão ser suportadas pelo RCS. E, claro, o padrão ainda manteria o suporte às velhas tecnologias SMS e MMS.
O lançamento do RCS é uma resposta direta a serviços populares de mensagem, como o WhatsApp, que conta com um bilhão de usuários no mundo e tem como dono o Facebook, um dos grandes competidores do Google. Esta é também uma resposta ao iMessage, da Apple (que não usa a tecnologia RCS).
GSMA está trabalhando na transição para o RCS por quase uma década, mas a iniciativa quase perdeu o fôlego para outros apps e dispositivos.
O padrão RCS ajudará o Google, operadoras e fabricantes de dispositivos a competirem na guerra do apps de mensagens. Ter o Google como parceiro será um grande empurrão para o RCS se tornar um padrão verdadeiramente universal, já que o Android está instalado em cerca de 80% dos smartphones do mundo.
Ainda não há data para lançamento, mas o Google informa que o cliente Jibe estará disponível ainda este ano.
[Jibe via Quartz]

Nenhum comentário:

Postar um comentário