segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

COISAS QUE VOCE FAZIA ANTES DO CELULAR EXISTIR


Imagine se você não pudesse ler este texto porque esqueceu o celular em casa. O que você faria? Provavelmente você correria até o computador mais próximo e procuraria por ele ou então só saberia da existência destas linhas se um colega comentasse sobre elas na hora do almoço.O celular é uma tecnologia tão essencial que sequer nos damos conta disso no meio da rotina puxada. Ele ajuda no trabalho, traz informações, ameniza as arestas temporais e oferece mais uma série de utilidades que estão disponíveis a apenas um aplicativo de distância.Desde a primeira ligação feita a partir de um celular, em 1973, até agora, a tecnologia só foi acrescentando mais oportunidades de comunicação. Justamente por não reparar na praticidade que os smartphones proporcionam para nossas vidas é que convidamos você a voltar no tempo e recordar como as coisas já foram um pouco mais complicadas.

1 - Usar aquela coisa chamada telefone fixo, que só pode ficar num único lugar
A única forma de se comunicar rapidamente com a outra pessoa era ligando para a casa ou para o trabalho dela e torcendo para que ela estivesse por perto. Isso quando você não ligava para o vizinho e pedia para ele chamar a pessoa na casa ao lado...
2 - Fazer ligações telefônicas
Hoje, usa-se pouco esse recurso, mas antigamente você precisava abrir a agenda, esperar dar linha (telefones mudos eram muito comuns), discar dígito por dígito do número de telefone para o qual você gostaria de ligar e aguardar a chamada. Ao terminar, tinha que colocar o telefone no gancho.
3 - Revelar fotos
Nada de ver as fotos na hora em que elas eram tiradas, muito menos sair fotografando tudo o que encontrasse por aí. As máquinas fotográficas precisavam de filmes, que eram limitados até mais ou menos 36 cliques, e só depois de esgotá-lo é que você podia providenciar sua revelação.No dia de voltar na loja para buscar as fotos, você recebia um álbum simples para conservar as imagens, que depois circulava pelas mãos daqueles que realmente queriam ver o resultado.
4 - Manter pastas com textos e imagens de referências
Sem essa de favoritar, curtir ou salvar imagens e artigos dos quais você gostou. Pelo menos até a chegada da internet.Era comum arquivar em pastas páginas de revistas, recortes de jornal e manuscritos com as coisas que achasse interessante.
5 - Procurar serviços nas Páginas Amarelas
A lista telefônica quebrava muitos galhos! Nas Páginas Amarelas, ficavam o nome, o endereço e o telefone da maioria dos serviços da cidade, inclusive táxis, hotéis e restaurantes. Com a internet, essa tarefa também começou a ser facilitada (e ainda bem, pois aquelas letrinhas eram difíceis de enxergar).
6 - Pesquisar em livros
Crianças na escola, universitários ou profissionais que precisassem consultar materiais de apoio tinham que ter um acervo disponível em casa ou procurar numa biblioteca.Mesmo com a invenção do computador, as pesquisas não podiam ser realizadas em qualquer lugar, pois a internet era limitada à localização do PC.
7 - Esperar o jornal
Quer dizer, o jornal costumava chegar bem cedo, antes mesmo de as pessoas acordarem. Só assim elas saberiam as notícias do dia anterior, principalmente as que vinham de lugares distantes.
8 - Marcar horário para o encontro
Pode não parecer, mas já fomos capazes de marcar um encontro e aparecer no horário sem a necessidade de confirmar ou adiar inúmeras vezes. E nada de decidir mudar o lugar em cima da hora, porque, se o outro já estivesse fora de casa, seria muito difícil avisá-lo de qualquer mudança ou cancelamento (que é muito deselegante).
9 - Gravar fitas cassetes ou CDs
Essas eram as únicas formas existentes de montar uma playlist. Era uma tarefa um pouco mais complexa porque, além de escolher as músicas que você queria, tinha que gravar faixa por faixa quando era fita ou, mais tarde, queimar o CD num programa de computador.
10 - Conversar mais
Não era só por não terem um dispositivo nas mãos que as pessoas conversavam mais, mas também porque essa era uma maneira de se informarem e de conhecerem gente.
Viu só como melhorou?
E você aí reclamando de quando o celular trava! As atividades que realizamos hoje são praticamente as mesmas, mas nossa relação com o smartphone permite que a forma como as realizamos seja totalmente diferente. Essa simplificação nos ajuda a viver de um modo menos estressante, desde que a tecnologia não se torne um vício e não nos iniba de resolver assuntos no modo offline.
Agora, se a lista despertou uma saudade dos velhos tempos ou se você é daqueles que acham que poderiam viver bem sem o celular ou se só gosta de um desafio, por que não passar um dia longe do smartphone?

Nenhum comentário:

Postar um comentário