quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

SECRETÁRIO REPRESENTA TAUÁ EM SEMINÁRIO SOBRE O TRANSPORTE ESCOLAR



Os representantes dos municípios cearenses estarão reunidos nesta sexta-feira (11), das 8 às 16 horas, no auditório do Hotel Praia Centro, durante o 1º Seminário “Desafios e Perspectivas do Transporte Escolar no Estado do Ceará”. O encontro tem o objetivo de apontar caminhos e perspectivas para a melhoria do serviço ofertado aos estudantes cearenses. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o Seminário será também um espaço para buscar modelos alternativos para contratação e execução da prestação do transporte e apresentar propostas para os próximos anos. O secretário adjunto da Educação, Armando Simões, participa do evento.

Durante o encontro, os municípios de Aquiraz, Morrinhos e Tauá, além de Petrolina, esse último de Pernambuco, mostrarão boas experiências na área. Constam também na programação, a apresentação de um projeto-piloto da Seduc e UFC, que já está em andamento, sobre a gestão das rotas e a análise de custos do transporte escolar, além dos parâmetros para os Termos de Responsabilidade que serão assinados em 2016 entre a Secretaria e os municípios.

Por meio do Termo de Responsabilidade, a Seduc repassa recursos financeiros aos municípios para que estes também realizem o transporte escolar dos alunos da rede estadual. Por sua vez, a  Secretaria tem cooperado com os municípios através da Cessão de Uso de veículos para transporte dos alunos em quase todos os municípios cearenses.

Aplicativo e Sistema Informatizado

Para o próximo ano, a Seduc lançará um aplicativo desenvolvido para Android que pretende apoiar o Transporte Escolar com a melhoria das rotas, por meio do georreferenciamento das residências dos alunos, escolas, trajetos realizados e pontos de embarque e desembarque. De acordo com Henrique Cézar Martins, coordenador de Cooperação com os Municípios da Seduc, a partir dessas informações, a Secretaria e as Prefeituras poderão planejar com mais eficiência seus itinerários, otimizando a aplicação dos recursos públicos e melhorando os serviços ofertados. “O aplicativo também possibilitará a interação com os alunos e familiares, que poderão tecer sugestões, críticas e elogios” - destaca. Para os que não possuem smartphone, a Seduc criou um sistema que, através da interação entre aluno e um funcionário da escola, será possível a localização da casa dos alunos. Estes dados serão utilizados para as conclusões do projeto-piloto de pesquisa que está sendo desenvolvido pela Seduc, em parceria com a UFC e Funcap.


Ministério da Educação

O MEC, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), executa o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), que transfere recursos aos municípios, além do Programa Caminho da Escola, que realiza a doação de ônibus padronizados aos municípios.


SERVIÇO:

1º Seminário “Desafios e Perspectivas do Transporte Escolar no Estado do Ceará
Data: 11 de dezembro de 2015
Horário: das 8h às 16h
Local: Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740, Praia de Iracema, Fortaleza)


PROGRAMAÇÃO

9h - Abertura
Secretário Adjunto da Educação do Ceará, Armando Amorim Simões
Presidente da UNDIME, Regivaldo Freire Silva
Presidente da APRECE, Expedito José do Nascimento


9h30 - Mesa Redonda “A realidade do transporte escolar no Estado do Ceará”, com Rubens Cezar Parente Nogueira (Diretor da 5° Inspetoria do Controle Externo).

10h30 - Apresentação de experiências e propostas na área de transporte

escolar.
A experiência do município de Aquiraz – Frota Própria, com Teresinha Holanda Secretária da Educação de Aquiraz.
A experiência do município de Petrolina, com Bruno Teixeira Amaral (Prefeitura) e com Luiz Roque de Oliveira  (OSCIP).
Experiência do Município de Tauá, com João Álcimo Vieira Lima Secretário da Educação de Tauá.


14h - Apresentação do projeto piloto em parceria com a UFC

Prof. Dr. Ernesto Nobre e Prof. Dr. Bruno Prata.


14h30 - Apresentação da proposta sobre o custo do transporte escolar, com Prof. Dr. Ernesto Nobre.

16h - Encerramento

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário