domingo, 1 de novembro de 2015

ROMEIROS BLOQUEIAM VIAS DE ACESSO EM JUAZEIRO

Romeiros que visitam Juazeiro do Norte, no Ceará, bloqueiam a principal entrada da cidade neste domingo (1º) em protesto contra a fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal que proíbe o tráfego de veículos "pau-de-arara", que transporta pessoas na caçamba, infringindo o Código de Trânsito. O bloqueio ocorre na Rotatória do Giradouro, desde a tarde de sábado (31).

Segundo a ANTT, vários veículos irregulares foram autuados fazendo o transporte de romeiros a Juazeiro do Norte e impedidos de continuar o tráfego. Os paus-de-arara são a principal forma de transporte de fiéis que viajam a Juazeiro do Norte das cidades vizinhas para a Romaria de Finados.

Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, a Romaria de Finados é a maior do município, com a visita de cerca de 400 mil pessoas durante quatro dias de novenas, missas e visitas a cemitérios.

Para os romeiros, impedir o tráfego de paus-de-arara "proíbe" a manifestação de fé. "Não há outro meio de chegar a Juazeiro do Norte no interior do Ceará se não for pelo pau-de-arara. O transporte público do estado não atende a demanda", protesta Cícero Costa, que visita o município no Dia de Finados há sete anos seguidos.

A ANTT afirma que o veículo pau-de-arara não garante a segurança dos passageiros, não é regulamentado e proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. 

Devido ao impasse, os romeiros protestam bloqueando ruas de acesso à cidade. Neste sábado, as vias de entrada da cidade foram fechadas com pneus queimados. Segundo a Polícia Rodoviária, no sábado (31), pelo menos seis ônibus com fiéis foram impedidos temporariamente de trafegar devido ao bloqueio.

Fonte: G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário