terça-feira, 17 de novembro de 2015

ALIMENTOS QUE AJUDAM A RECUPERAR O HUMOR


Em tempos tão atribulados, de rotinas agitadas e estressantes, é normal que o desânimo bata à porta. Mas, com a ajuda de alguns alimentos, é possível mantê-lo bem longe. Pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e do Dartmouth College, nos Estados Unidos, estudaram o papel da comida como catalisador do bem-estar do ser humano. O estudo revelou que um mínimo de 5 a 8 porções diárias de determinados alimentos melhoram visivelmente o bem-estar psicológico, já que ajudam a elevar os níveis de endorfina serotonina, substâncias que estimulam os centros de prazer do cérebro e modulam as emoções.
·         Banana: além de ser fácil de comer e transportar, contém fibra, magnésio e um aminoácido chamado triptofano, precursor do neurotransmissor serotonina, da melatonina e da vitamina B3.
  • Cereais integrais (pão, arroz, massa): estimulam a secreção da insulina, que aumenta a disposição do triptofano para formar a serotonina. O pão integral ao ser consumido antes de carnes, pescados, ou queijos consegue auxiliar no aumento da concentração de serotonina, facilitando a chegada do hormônio triptofano ao cérebro.
  • Sementes e frutos secos: contêm altos níveis de triptofano, ajudando o corpo a produzir suas próprias proteínas. Por conter magnésio, têm também efeito antiestresse sobre o organismo.
  • Salmão: contém altos níveis de ácidos graxos Ômega 3, essenciais para a síntese de serotonina.
  • Abacaxi: rico em minerais, vitaminas e compostos ativos que estimulam a produção de serotonina, gera vitalidade.
  • Chocolate amargo: contém altos níveis de triptofano, ajuda na produção de serotonina e dá sensação de prazer.
  • Pimenta: contém uma substância chamada capsaicina, responsável por estimular as terminações nervosas da boca, ao mesmo tempo em que ajuda o cérebro a produzir endorfina.
Então se você está irritado e sem paciência, que tal
Fonte: Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário