domingo, 13 de setembro de 2015

MORRE EM SOBRAL PADRE NATURAL DO MUNICIPIO DE INDEPENDÊNCIA


Vítima de problemas decorrentes de aneurisma cerebral constatado no último domingo, dia 06-09, faleceu às 6 da manhã desse domingo, (13-09) no Hospital Regional de Sobral, onde estava internado na UTI, o Padre Raimundo Nonato Lúcio. 

Nascido em Pinheiro, município de Independência, a 02 de novembro de 1943, filho de Francisco José Soares e de Maria Lúcia das Chagas. Aos quatro anos passou a residir com seus padrinhos de batismo ? Luiz Gonzaga Soares e Francisca Cezaltina de Macêdo , os quais eram por ele tidos como pais. 

Estudou no Seminário Seráfico de Santo Antônio, em Ipuarana, Lagoa Seca (PB) e no Instituto Filosófico dos Frades Franciscanos em Olinda (PE), realizando os estudos humanistas. 

Estudou Teologia no Instituto Teológico Pio XI, dos Padres Salesianos, em São Paulo.

Foi o primeiro Sacerdote ordenado por Dom Timóteo Nemésio Cordeiro, primeiro Bispo da Diocese de Tianguá, em São Benedito, a 1º. de julho de 1978. 

Iniciou suas atividades sacerdotais em Graça, Paróquia de Nossa Senhora das Graças, onde foi o primeiro Vigário (em dois períodos: de 06 de agosto de 1978 a março de 1983, com breve intervalo, enquanto fez curso em São Paulo; e de 12 de julho de 1990 a 31 de julho de 1991); exerceu a função de pároco da Paróquia de Santana , Catedral de Tianguá (de 04 de janeiro de 1984 a julho de 1990). 

Coordenou a Catequese na Diocese de Tianguá de 1984 a 1985, quando foi escolhido para Coordenador da Pastoral Diocesana (até fevereiro de 1989), cargos exercidos com muita dedicação e compôs o Conselho de Consultores Diocesanos. 

Assumiu a Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, na condição de 17º Pároco, em 07 de fevereiro de 1992, exercendo um grande apostolado e realizando obras na Igreja Matriz, Casa Paroquial (totalmente reconstruída) e nas Capelas. 

No seu paroquiato foi construída a Capela Rainha da Paz, no Sítio Corça, a cargo do Movimento de Renovação Carismática e das Comunidades ali próximas. 

Com a vinda da Ordem dos Frades Agostinianos Recoletos para a Paróquia, dali saiu, em cerimônia celebrada com a presença de vários Sacerdotes, do Bispo Diocesano e da Comunidade como um todo. 

Ao deixar Guaraciaba do Norte, foi vigariar a Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, de Carnaubal. Em sua posse o povo guaraciabense esteve em peso prestigiando esse Sacerdote que muito fez, em curto período, por nossa Guaraciaba do Norte. 

Posteriormente esteve nas Paróquias de Granja, Graça e, atualmente, era capelão da Inhussu e residia com o Pe. Lusmar Fontenelle, na cidade de São Benedito (CE.).

No último dia 6, após a celebração de uma missa, sentiu-se mal. Chamado ao local, o Pe. Lusmar o levou à UPA de São Benedito e de lá foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Sobral, de onde foi deslocado para o Hospital Regional de Sobral, onde chegou a óbito. 

Padre Lúcio cidadão guaraciabense, por meio de título outorgado pela Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte, em 12 de maio de 2004. 

Na noite de hoje, (13/09), de 20 às 22 horas, será velado na Igreja Matriz de Guaraciaba do Norte. 
Seu sepultamento será em sua terra natal, junto ao túmulo de sua mãe, nesta segunda, 14 de setembro. O corpo será trasladado para a localidade de Iapi,em Independência,onde será velado e em seguida acontecerá o sepultamento.

Tianguá Notícias 

Fonte: Diassis Lira

Nenhum comentário:

Postar um comentário