sexta-feira, 11 de setembro de 2015

COMEÇA DOMINGO A EXPOECE

Neste domingo (13) o Parque de Exposições Governador César Cals abre suas portas para a 61ª Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece). A abertura oficial da Feira acontece às 16 horas, com a presença dos secretários da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, e do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira. A 61ª é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Associação dos Criadores do Ceará (ACC).

“Além de toda a estrutura montada para exposição dos animais, a comercialização de produtos e troca de informações, onde podemos aprender novas tecnologias e apresentar o nosso conhecimento no setor, fazem da Expoece um evento de vital importância para a economia cearense e o setor como um todo. Assim como é fundamental a Secretaria estar inserida nesse momento, pois demonstra o compromisso de todos que fazem a Seapa em apoiar exatamente um segmento que produz muito para o Ceará e que precisa de todas as atenções voltadas devido a esse período de estiagem que se encontra em nosso Estado”, destacou o secretário Osmar Baquit.

A Expoece acontece até o próximo dia 20 de setembro, reunindo criadores de bovinos, ovinos, caprinos e equinos, empresários e agricultores do Ceará e do Brasil. A Seapa, em parceria com a SDA, estará com um stand montado no local demonstrando as ações desenvolvidas nas secretarias voltadas para o setor. Durante os sete dias de Feira também acontece a 8ª Feira Estadual da Agricultura Familiar, espaço voltado para a exposição e comercialização de produtos dos pequenos produtores rurais.

Além da exposição de animais e produtos, acontece o julgamento de animais de bovinos, caprinos, ovinos e equinos; leilões; concurso leiteiro; concurso de acasalamento da raça Pardo Suiço; apresentações folclóricas; casa de farinha e engenho; casa de mel; e um setor voltado para a filetagem de peixes. A exposição de máquinas, equipamentos, serviços, empresas de empreendimentos em geral da construção civil, tratores, carros, bicicletas e motos também é parte da programação da Feira. Os shows artísticos de bandas regionais e nacionais são atrações durante todos os dias da Expoece 2015.


Expoece 2014

Na edição de 2014 a Expoece contou com a participação de 25 expositores, com criadores do Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará. Além da participação de 60 empresas e instituições. Cerca de 250 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Governador César Cals. Foram gerados cerca de R$ 12,5 milhões em negócios a curto, médio e longo prazo.



Confira a Programação da Expoece 2015

DIA
HORÁRIO
ATIVIDADE
13
16h
Solenidade de Abertura com Desfile de Animais
 
18h
Zeragem Concurso Leiteiro CAPRILEICE
13 a 16
8h às 18h
Julgamento de Admissão (Bovinos)
14
08h
1ª ordenha Concurso Leiteiro CAPRILEICE
 
20h
2ª ordenha Concurso Leiteiro CAPRILEICE
14 a 16
8h às 18h
Julgamento de Admissão (Caprinos e Ovinos)
15
8h
Curso de Domar Puxadores da Raça Pardo Suíço
 
8h
3ª ordenha Concurso Leiteiro CAPRILEICE
 
14h
Palestra Raça Boer
 
20h
Última ordenha Concurso Leiteiro CAPRILEICE
14 a 17
8h às 18h
Julgamento de Bovinos
15 a 16
8h às 18h
Julgamento de Admissão (Equinos)
 
8h às 18h
Julgamento de Ovinos
15 a 18
8h às 18h
Julgamento de Caprinos
16
8h às 18h
Curso de Acasalamento Raça Pardo Suíço
 
14h
Palestra Raça Anglonubiana
 
19h às 21h
Cozinha Interativa c/ Carne Samta Inês
17
8h
Reunião do Agropacto
17 a 19
8h às 18h
Julgamento de Equinos
18
8h às 18h
Curso de Escrituração Zootécnica da ABCZ
 
18h
Solenidade de Entrega dos Troféus
19
11:15h
Grande Campeonato Supremo Caprino
 
16h
Leilão das Festas (Anglo/Boer/Dorper/Santa Inês)
  Prova de Tambor
20
12h
Saída dos Animais
 

Assessora de Imprensa da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura