terça-feira, 11 de agosto de 2015

CARAVANA DO MAPEAMENTO CULTURAL VISITA TAUÁ


Chega a Quixeramobim e Tauá a Caravana do Mapeamento Cultural do Ceará, que desde junho visita cidades cearenses. Em cada cidade que passa, a Caravana promove apresentações artísticas e realiza reuniões com gestores culturais e artistas. Em Quixeramobim, segunda maior cidade do sertão central, a atividade acontece na terça-feira (11 de agosto) e em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, será no sábado (dia 15). 

Em Quixeramobim, a reunião com gestores sobre o Mapeamento Cultural foi no Gabinete do Prefeito, às 15h. À noite, a partir das 18h, acontecem as apresentações artísticas na Praça Coronel Dias Ferreira (Praça da Prefeitura). As atrações na cidade são a Banda de Lata Criança Feliz, Grupo Boi Estrela e Grupo de Teatro Pipa D’Arte. 

Em Tauá, dia 15, a reunião de gestores será no Cine Teatro Maria Carmem Gomes Vieira, às 14 horas, e as apresentações artísticas serão realizadas no Parque da Cidade, às 18h.

Iniciada no dia 17 de junho, a Caravana do Mapeamento Cultural já passou pelas cidades de Cruz, Itapipoca, Viçosa do Ceará, Limoeiro do Norte, Fortim, Forquilha e Aquiraz. Para o mês de agosto, ainda estão confirmadas as mobilizações em Icó (19), Brejo Santo (21), Crato (22), Crateús (25) e Santa Quitéria (27).Em cada cidade o projeto conta com todo o suporte necessário por parte das prefeituras.

O QUE É O MAPEAMENTO CULTURAL

Identificar artistas, produtores culturais, articuladores, gestores, instituições e produtos culturais de todo o estado é a meta do Mapeamento Cultural do Ceará, que visa alcançar os 184 municípios cearenses, mapeando o atual cenário da cultura. Para realizar ações de divulgação e mobilização da população e do setor cultural, a Caravana do Mapeamento está visitando alguns municípios, abrangendo as 14 macrorregiões do estado. 

O mapeamento das manifestações culturais em todo o Estado está entre as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e previsto no Plano Estadual da Cultura do Ceará. Com este projeto, busca-se otimizar as ações de preservação da cultura local, bem como facilitar, tornando esse processo mais democrático e eficiente.  

Os dados coletados na pesquisa realizada pelo Mapeamento Cultural do Ceará vão servir para propor uma melhor distribuição de recursos entre os municípios. O resultado deste trabalho no Ceará terá apresentação pública nas 14 macrorregiões doEstado e será disponibilizado ao público com livre acesso em um portal na Internet queserá criado com essa finalidade. 

O projeto tem patrocínio da Petrobras, realização da Associação de Circos e Artistas do Nordeste (Acan), produção executiva da Girândola - Comunicação e Arte, e é apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult); sendo, portanto, vinculado ao seu respectivo Sistema de Informações Culturais (SINF). 

PRÓXIMAS CIDADES

11/08 - Quixeramobim

15/08 - Tauá

19/08 - Icó

21/08 - Brejo Santo

22/08 - Crato

25/08 - Crateús

27/08 - Santa Quitéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário