O Governo do Estado do Ceará divulgou em 29/6/2015, os resultados das avaliações externas do SPAECE 2014. O evento foi no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM e contou com a participação de gestores de quase todos os 184 municípios cearenses. O Secretário da Educação, Prof. João Álcimo Viana Lima, esteve representando o município de Tauá.
O PAIC – Programa de Alfabetização na Idade Certa, foi transformado em política pública prioritária do Governo do Estado no ano de 2007. A partir da implementação, os municípios passaram a contar com o apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de apoio pedagógico.
Em 2011, o Governo do Estado, por meio da Seduc, expandiu as ações até o 5º ano, criando o PAIC +5, com o objetivo de melhorar os resultados em todo o Ensino Fundamental – anos iniciais.
De acordo com o levantamento, o município de Tauá atingiu nível desejável em alfabetização com proficiência de 201,4. Dos 21 municípios que são sede de Crede, Tauá ocupa a terceira posição no ranking do Estados do Ceará. Além disso, Tauá permanece com a proficiência acima da média estadual, que é de 174,3, e integra o conjunto de 50 municípios que superaram a proficiência de 200 pontos.
RESULTADOS SPAECE-ALFA 2º ANO – MUNICÍPIOS SEDE DE CREDE
POSIÇÃO CREDE MUNICIPIO PROFICIÊNCIA NIVEL
1º CREDE 20 BREJO SANTO 232,2 DESEJÁVEL
2º CREDE 6 SOBRAL 208,6 DESEJÁVEL
3º CREDE 15 TAUÁ 201,4 DESEJÁVEL
4º CREDE 9 HORIZONTE 193,9 DESEJÁVEL
5º CREDE 4 CAMOCIM 193,1 DESEJÁVEL
6º CREDE 5 TIANGUA 181,0 DESEJÁVEL
7º CREDE 3 ACARAU 179,8 DESEJÁVEL
8º CREDE 10 RUSSAS 176,9 DESEJÁVEL
9º CREDE 13 CRATEUS 170,9 DESEJÁVEL
10º CREDE 11 JAGUARIBE 169,1 DESEJÁVEL
11º CREDE 7 CANINDÉ 163,6 DESEJÁVEL
12º CREDE 16 IGUATU 163,2 DESEJÁVEL
13º CREDE 8 BATURITE 158,5 DESEJÁVEL
14º CREDE 14 SENADOR POMPEU 155,6 DESEJÁVEL
15º CREDE 2 ITAPIPOCA 155,0 DESEJÁVEL
16º CREDE 1 MARACANAÚ 150,6 DESEJÁVEL
17º CREDE 17 ICO 147,8 SUFICIENTE
18º CREDE 21 FORTALEZA 147,3 SUFICIENTE
19º CREDE 18 CRATO 145,5 SUFICIENTE
20º CREDE 12 QUIXADÁ 143,4 SUFICIENTE
21º CREDE 19 JUAZEIRO DO NORTE 136,8 SUFICIENTE
Ainda, com relação ao município de Tauá participaram da avaliação externa no 2º ano 788 alunos, distribuídos em 43 escolas. Ressalte-se, portanto, que Tauá é um dos maiores municípios com quantidade de alunos no Estado e disparadamente o maior município da Crede 15, o que aumenta a complexidade da gestão pedagógica de sua rede de ensino.
Das escolas avaliadas, 38 estão no nível desejável, 03 atingiram nível suficiente e 02 no nível intermediário. Cabe destacar que 18 escolas atingiram proficiência superior à média do município de Tauá. São elas:
01 CANTINHO DO SABER EEIF -SEDE 256,0 Desejável
02 DOMINGAS GOMES DE AGUIAR EEIF – JUNCO – SEDE DISTRITAL 255,8 Desejável
03 JOSE CACULA PEDROSA EEIF – VILA DE VERA CRUZ - INHAMUNS 254,4 Desejável
04 JOSEFA PEREIRA SENA EEIF – SANTA LUIZA - TRICI 249,5 Desejável
05 MARIA ALEXANDRINO NOGUEIRA MARQUES EEF - SEDE 237,9 Desejável
06 JOSUE HONORIO DE ALMEIDA EEF – VILA DE SANTA TEREZA 233,9 Desejável
07 FRANCISCO MIGUEL DOS SANTOS EEIF – VILA JOAQUIM MOREIRA - MARRECAS 232,1 Desejável
08 JOAO JOSE VIEIRA GOMES EEIF – MUTUCA - CARRAPATEIRAS 230,7 Desejável
09 ANTONIO TOTO DE OLIVEIRA EEIF – TODOS OS SANTOS - MARRUÁS 221,8 Desejável
10 JORGE MASSILON CAVALCANTE EEF - SEDE 221,5 Desejável
11 FRANCISCO BARBOSA EEIF- INGÁ - CARRAPATEIRAS 217,2 Desejável
12 FRANCISCO ALVES DE OLIVEIRA EEIF – POÇO DE BAIXO - MARRUÁS 214,8 Desejável
13 ELISEU MENESES DA COSTA EEIF – ASSENTAMENTO BONIFÁCIO - MARRECAS 210,7 Desejável
14 ANTONIO ZACARIAS MOTA EEIF – SANTA MARIA - MARRUÁS 208,0 Desejável
15 ANTONIA MARIA DA CONCEICAO EEIF-SITIO LAGOA - CARRAPATEIRAS 207,4 Desejável
16 ANTONIO ALVES DE PAIVA EEIF – LIMÃO - CARRAPATEIRAS 207,1 Desejável
17 ANA ROSA DO BONFIM EEIF- ZACARIAS - INHAMUNS 202,6 Desejável
18 RAIMUNDO ALVES DE MELO EEIF-ALTAMIRA - CARRAPATEIRAS 202,0 Desejável
No quinto ano do Ensino Fundamental o município atingiu proficiência de 212,3 de Língua Portuguesa e 226,9 em Matemática, ficando em ambas as disciplinas com padrão desempenho intermediário, numa escala de proficiência que vai de 0 a acima de 225 em Língua Portuguesa e de 0 a acima de 250 em Matemática. Foram avaliados 991 alunos, distribuídos em cinquenta e oito escolas da Rede Municipal de Ensino.
Fonte:Secretaria de Educação
Acho lindo esse governo. Prometem notebooks para alunos que atingirem notas altas no Enem, mas não entregam. Estou a espera de receber dois notebooks, referentes aos anos de 2013 e 2014, que por sinal, já deveriam ter sido entregues a muito tempo.
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