segunda-feira, 25 de maio de 2015

SECRETARIA ENCERRA CURSO DE ATENÇÃO À SAÚDE PRIMÁRIA



A Secretaria de Saúde municipal apresentará no dia 25, a partir das 08h no auditório da Escola Profissionalizante Monsenhor Odorico de Andrade em Tauá, o último módulo do curso de Especialização /Aperfeiçoamento em Planificação da Atenção Primária à Saúde.
De acordo com a Secretária de Saúde Ademária Temóteo “este módulo visa propiciar a reflexão sobre a incorporação de instrumentos que permitam a análise da situação em que as pessoas vivem e trabalham e como é importante a adoção desses instrumentos no planejamento das ações de saúde na atenção primária” pontuou.
PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PLANIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE ABORDA A “FAMÍLIA” COMO CENTRO DA ESTRATÉGIA DE REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO PAÍS - A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA, QUE A ADOTA COMO SUJEITO DO SEU PROCESSO DE CUIDADO.
NESSE CONTEXTO, AS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRECISAM CONHECER AS DIVERSAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES QUE SE APRESENTAM NOS SEUS TERRITÓRIOS, BEM COMO OS PRINCIPAIS MECANISMOS ARTICULADOS POR ESSAS FAMÍLIAS NO ENFRENTAMENTO DOS SEUS PROBLEMAS DE SAÚDE. PARA TANTO, É FUNDAMENTAL O ESTABELECIMENTO E FORTALECIMENTO DE VÍNCULO ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E AS FAMÍLIAS, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE VÁRIAS TECNOLOGIAS DE ABORDAGEM FAMILIAR.

Estarão presentes :

PREFEITA- PATRICIA PEQUENO / SECRETÁRIA DE SAÚDE- ADEMÁRIA TEMÓTEO ROSA
SECRETÁRIO EXECUTIVO DO CONASS (CONSELHO NACIONAL DOS SECRETÁRIOS DE SAÚDE DOS ESTADOS) /CARLILE LAVOR – MINISTÉRIO DA SAÚDE
TÉCNICOS DO CONASS
PRISCILA RODRIGUES – COORDENADORA DO CENTRO VIVA A VIDA DE DIABÉTICOS E HIPERTENSOS DE SANTO ANTONIO DO MONTE- MINAS GERAIS
YVES ROLAND TALBOT- MÉDICO DA FAMÍLIA- PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE TORONTO – CANADÁ.
ARNALDO MUNIZ GARCIA- SUB SECRETARIO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA A SAÚDE DO ESTADO MARANHÃO 
SILVIA AMORIM- COORDENADORA DA ATENÇÃO PRIMARIA DO ESTADO DO MARANHÃO
ANA LUCIA NUNES- ASSESSORA DO GABINETE DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
DAYANA DOURADO- COORDENADORA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DA ESCOLA TÉCNICA DO ESTADO DO MARANHÃO
IDEALIZADORES DO PROJETO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUÁ
SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO
SECRETARIA DO ESTADO DO CEARÁ
CONASS- CONSELHO DOS SECRETARIOS DE SAÚDE DOS ESTADOS
PARCEIROS:
ESCOLA DE SAÚDE PUBLICA
FIOCRUZ
Fonte:Governo Municipal