domingo, 17 de maio de 2015

PRODUTOR EXPLICA COMO PRODUZIU ABÓBORAS GIGANTES EM PARAMBU


Não é todo dia que são encontradas frutas gigantes. Em Parambu, no Sertão dos Inhamuns, a 365 km de Fortaleza, o agricultor Aroldo Feitosa plantou 13 sementes geneticamente modificadas, que resultaram em jerimuns gigantes.Segundo Aroldo Feitosa, a nova abóbora irá melhorar a condição do plantio, e a espera de frutas maiores do que as que foram colhidas anteriormente já está em um novo planejamento. “Vou replantar para colher as sementes, para que na próxima safra a gente consiga atingir mais de 200 kg, que é a nossa segunda meta”.
A fruta gigante – a maior de 71 quilos, os outros dois de 65 e 50 kg – chamou tanta atenção que o agricultor teve que fazer uma exposição dela para que outras pessoas pudessem ver, para matar a curiosidade.
“Como as pessoas não têm costume de ver, havia uma admiração muito grande, então coloquei em uma exposição. E o que começou como uma brincadeira vai se tornar uma prática para os outros lavradores que gostariam de plantar, cultivar e colher”, afirmou.
Aroldo deixa claro que, mesmo sendo gigante, não é próprio para o consumo humano. O uso da abóbora é para animais, que durante a estiagem não se alimentam direito.
“Vou incentivar os agricultores a usarem para criação de vaca leiteira, para fazer alimentação. Qualquer animal pode comer sem problemas. Estou fazendo isso para dar sustento às pessoas que gostariam de tirar o sustento disso”, disse.
Com informações da repórter Helaine Matos, da Rede Jangadeiro FM
Clik no link a seguir e escute a entrevista do produtor ao sistema Jangadeiro