terça-feira, 26 de maio de 2015

PREFEITURA ENCERRA MAIS UMA TURMA DE PLANIFICAÇÃO


A Prefeitura de Tauá, por meio da Secretaria de Saúde municipal, promoveu nesta terça,26, a solenidade de encerramento do curso da Planificação Primária de Saúde em evento que reuniu aproximadamente 300 profissionais no auditório da EEP Monsenhor Odorico de Andrade, estiveram presentes a Prefeita Patrícia Aguiar , a secretária de saúde municipal Ademária Temóteo , além de secretários municipais e representantes dos governos do Maranhão e do Canadá.
Durante o segundo dia de encerramento, a Prefeita Patrícia apresentou dados que mostraram a evolução da saúde durante 15 anos, e demonstrou o interesse da gestão em continuar investindo na capacitação dos profissionais da área da saúde que lidam diariamente, direta e indiretamente com a população. O curso que tem seu encerramento marcado para esta semana, foi uma iniciativa ousada e contou com o envolvimento direto da Prefeitura de Tauá e diversos parceiros para capacitar de forma a humanizar mais o canal de relacionamento entre população e profissionais de saúde.
O projeto piloto foi implantado no município de Tauá em janeiro de 2014, a partir de uma proposta feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Secretaria da Saúde do Estado com apoio da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), após analisar os investimentos realizados pela Prefeitura Municipal para melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população nos PSFs.
Durante um ano e meio, os 505 profissionais que atuam no setor se reuniram mensalmente em salas de aula para analisar o cotidiano de trabalho, identificar situações-problemas e propor intervenções para qualificar a atenção prestada à população, com o objetivo de fortalecer a atenção primária de saúde na coordenação do cuidado e no ordenamento das redes de atenção à saúde. Oito técnicos da Secretaria da Saúde do Estado acompanharam a planificação para replicar a metodologia em outros municípios. Durante o período da Planificação, a “família” foi escolhida como foco principal da estratégia de reorganização da atenção primária à saúde no município. As equipes de saúde da família precisam conhecer as diversas configurações familiares que se apresentam nos seus territórios, bem como os principais mecanismos articulados por essas famílias no enfrentamento dos seus problemas de saúde. Autoridades presentes ao encerramento do curso Prefeita de Tauá Patrícia Aguiar Secretária de Saúde Ademária Temóteo Rosa Secretário Executivo do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde dos Estados) Carlile Lavor – Ministério da Saúde Técnicos do CONASS Priscila Rodrigues – Coordenadora do Centro Viva a Vida de Diabéticos e Hipertensos de Santo Antonio do Monte - Minas Gerais Yves Roland Talbot - Médico da Família- Professor da Universidade de Toronto – Canadá. Arnaldo Muniz Garcia – Sub-secretário da Atenção Primária e Vigilância a Saúde do Estado do Maranhão Silvia Amorim - Coordenadora da Atenção Primária do Estado do Maranhão Ana Lucia Nunes - Assessora do Gabinete do Governo do Estado do Maranhão Dayana Dourado - Coordenadora de Educação Permanente da Escola Técnica do Estado do Maranhão Idealizadores do Projeto: Prefeitura Municipal de Tauá Secretaria de Saúde do Município Secretaria do Estado do Ceará CONASS - Conselho dos Secretários de Saúde dos Estados Parceiros: Escola De Saúde Publica Fiocruz.
Fonte:Governo Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário